Com o objetivo de conscientizar e reeducar a população a atravessar a rua usando as faixas de pedestres ou as passarelas, e ainda contribuir para a redução do número de atropelamentos, a vereadora Tia Eron (DEM) apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 272/2011. O texto torna obrigatória a instalação de gradil de proteção que impeça a travessia de pedestres fora da faixa, em locais com grande fluxo de transeuntes.
De acordo com o projeto, os gradis devem ser instalados próximos a escolas, universidades, igrejas, mercados, estádios de futebol e demais lugares onde se concentra número elevado de pedestres. “Esse é um instrumento que vem sendo utilizado nas grandes cidades do mundo a fim de melhorar as condições de segurança do trânsito. Muitas cidades brasileiras passaram a adotá-lo”, esclarece Tia Eron. Como exemplo, a vereadora cita São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre e Joinville.
A instalação de gradis, segundo Tia Eron, está diretamente relacionada a uma diminuição significativa de atropelamentos que ocorriam nas vias devido a travessias fora da faixa. “Tal artifício tem sido indispensável na campanha do Departamento Nacional de Trânsito para reduzir o número de acidentes no país”, explica a vereadora.
O projeto também dispõe que as despesas para instalação dos gradis serão custeadas por recursos destinados ao órgão municipal competente e por meio de convênios. Se aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito, a lei deverá ser regulamentada pelo Executivo no prazo de 120 dias após sua publicação.
“O Legislativo Municipal tem o dever de exigir ações que dêem mais segurança aos cidadãos soteropolitanos. A implementação desses gradis poderá evitar acidentes e salvar vidas, além de educar a população”, justifica Tia Eron.
De acordo com o projeto, os gradis devem ser instalados próximos a escolas, universidades, igrejas, mercados, estádios de futebol e demais lugares onde se concentra número elevado de pedestres. “Esse é um instrumento que vem sendo utilizado nas grandes cidades do mundo a fim de melhorar as condições de segurança do trânsito. Muitas cidades brasileiras passaram a adotá-lo”, esclarece Tia Eron. Como exemplo, a vereadora cita São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre e Joinville.
A instalação de gradis, segundo Tia Eron, está diretamente relacionada a uma diminuição significativa de atropelamentos que ocorriam nas vias devido a travessias fora da faixa. “Tal artifício tem sido indispensável na campanha do Departamento Nacional de Trânsito para reduzir o número de acidentes no país”, explica a vereadora.
O projeto também dispõe que as despesas para instalação dos gradis serão custeadas por recursos destinados ao órgão municipal competente e por meio de convênios. Se aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito, a lei deverá ser regulamentada pelo Executivo no prazo de 120 dias após sua publicação.
“O Legislativo Municipal tem o dever de exigir ações que dêem mais segurança aos cidadãos soteropolitanos. A implementação desses gradis poderá evitar acidentes e salvar vidas, além de educar a população”, justifica Tia Eron.
(ASCOM Vereadora tia Eron / Foto: Valdemiro Lopes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário