quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Unibal celebra aniversário na Câmara

Tia Eron quer baleiros capacitados visando a Copa de 2014 Marivaldo Filho

Os seis anos de luta dos baleiros por igualdade e dignidade foram comemorados em sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (22), no plenário da Câmara Municipal de Salvador. Requerida pela vereadora Tia Eron (DEM), a solenidade celebrou as conquistas da União dos Baleiros (Unibal) e projetou os desafios para a melhoria das condições de trabalho da categoria.
A vereadora Tia Eron parabenizou a associação e lembrou das mobilizações, há seis anos, que deram origem a Unibal. Na oportunidade, o prefeito João Henrique, após negociações com baleiros e vereadores, assinou a portaria para que os trabalhadores pudessem entrar nos ônibus, desde que devidamente regularizados. “Fizemos três manifestações. Tenho muito orgulho de participar deste projeto que possibilita mais cidadania, dignidade e igualdade para os trabalhadores”, afirmou.
Em meio às discussões sobre o modelo de transporte ideal para Salvador visando a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a vereadora lembrou também da necessidade dos baleiros de terem uma garantia de acesso aos veículos, independente de que modal seja escolhido. “Não devemos nos preocupar somente com o resultado do Brasil dentro de campo. A Copa deve ser uma grande oportunidade de inclusão social”, opinou Tia Eron.
Ex-vendedor de picolé e coxinha, o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) destacou a importância dos estudos para uma ascensão cultural e econômica dos trabalhadores. O deputado se comprometeu em lutar para que a Unibal, que já é reconhecida como utilidade pública no âmbito municipal, receba também o reconhecimento no âmbito federal. “Para isso, precisamos que antes seja considerada de utilidade pública estadual e tenho certeza que o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) vai providenciar este projeto”, garantiu.
O ex-vereador Antônio Lima e o deputado estadual Sidelvan Nóbrega também fizeram questão de lembrar suas origens humildes. Ex-vendedor de geladinho e bolo, Sidelvan acredita que, com trabalho, os baleiros podem seguir os exemplos dos integrantes da mesa e ascender socialmente. “Não tenho vergonha do meu passado. Muito pelo contrário. A história de vocês já começou com muita organização. Esse é o começo de uma grande virada na vida de vocês. Parabéns pelo grande trabalho desenvolvido e pelos seis anos de existência”, comemorou o deputado.
Capacitação
O representante da Unibal, Geraldo Ramos, diz que a missão dele é de retirar os associados da entidade. Pareceria contraditório antes da justificativa. “A associação não tem vagas para todos os baleiros. Pretendemos fazer a capacitação destes profissionais para que eles tenham melhores condições de vida, saiam da associação e, consequentemente, abram espaço para aqueles que desejam ingressar”, explicou.
Um agradecimento pelos esforços da vereadora Tia Eron para que os baleiros pudessem exercer suas atividades com dignidade foi feito pelo presidente da Unibal, Gilson Rodrigues. “Ela é a nossa madrinha. Os baleiros a amam pelo apoio que ela dá ao nosso trabalho”, declarou.
(ASCOM Mandato Veradora Tia Eron / Foto: Marivaldo Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário