O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, defendeu nesta terça-feira, 13, em discurso no plenário da Câmara, asfaltamento do trecho da BR-020 entre o município de Riachão das Neves e a divisa da Bahia. Segundo o parlamentar, a obra beneficia os territórios da Cidadania do Oeste, do Velho Chico, do Sertão do São Francisco e de Irecê, todos baianos.
Segundo adiantou, o deputado estará promovendo uma mobilização entre os parlamentares do estado no sentido de assegurar recursos orçamentários para 2012 capazes de viabilizar o asfaltamento pretendido. Josias considera que a BR-020 “cumpre em toda a sua extensão um papel formidável de integração nacional, uma vez que une Nordeste e Centro Oeste, através de cinco estados brasileiros”.
Josias Gomes considera que esta luta em favor de ações que beneficiem aquelas regiões nas proximidades do São Francisco são mais importantes que o projeto de dividir o estado, defendido por alguns segmentos políticos: “a preocupação da bancada deveria mesmo ser esta, ou seja, a de promover ações, de garantir intervenções, através da alocação de recursos orçamentários federais a projetos que visem unificar a Bahia num processo combinado de desenvolvimento e progresso social”.
Na sequência, o pronunciamento do deputado Josias Gomes:
“Senhor Presidente
Senhoras e Senhores Senadores
Neste final de semana, cumprindo atividades políticas em diversos municípios da região do Sertão do São Francisco, na Bahia, pude, na companhia do prefeito de Pilão Arcado, o Doutor Joãozinho, percorrer extensa faixa da BR-020. Viajamos entre o distrito de Mandarino, em Pilão Arcado, até o município de Buritirama, quando pude observar a importância, para a Bahia e para o Brasil, que tem o projeto de asfaltamento dessa importante rodovia federal, que parte de Brasília e pode levar os viajantes direto até Fortaleza, em um pequeno, porém, fundamental trecho baiano.
Esta rodovia, de tipo radial, uma vez que nasce na Capital Federal, e segue até um dos extremos do país, continua sem asfalto no trecho que passa nos Territórios da Cidadania do Oeste, do Velho Chico e do Sertão do São Francisco, e cujo traçado beneficia, ainda, o Território da Cidadania do Irecê. Sem asfalto, contudo, com projeto e estudos de viabilidade técnica concluídos, necessitando, agora, o que estamos providenciando, em conjunto com os companheiros da bancada baiana: a garantia na Lei Orçamentária 2012 dos recursos necessários às obras de asfaltamento da BR-020, naquele trecho baiano.
Veja bem, senhor presidente, senhoras e senhores deputados. Este é o trabalho que deve ser feito em favor do desenvolvimento da Bahia, uma responsabilidade de todos nós que representamos, no Congresso Nacional, o povo daquele estado. Enquanto alguns segmentos políticos intentam dividir a Bahia, criando um novo Estado naquela região, a preocupação da bancada deveria ser mesmo esta, ou seja, a de promover ações, de garantir intervenções, através da alocação de recursos orçamentários federais, a projetos que visem exatamente o contrário: unificar a Bahia num processo combinado de desenvolvimento e progresso social.
A BR-020, sobre a qual nos reportamos nesse discurso, senhores deputados, cumpre, em toda a sua extensão, um papel formidável de integração nacional, uma vez que une Nordeste e Centro Oeste, desde que toda asfaltada e em condições plenas de tráfego. Ela atravessa cinco estado, começando pelo Distrito Federal e passando por Goiás, Bahia e Piauí, até chegar ao Ceará. Em 2005, o trecho compreendido entre as cidades de Formosa, no Estado de Goiás, e a capital cearense recebeu a denominação de Juscelino Kubitschek, em homenagem ao ex-presidente, construtor de Brasília e idealizador das chamadas rodovias radiais, que partem da Capital Federal.
Neste momento gostaria de conclamar os restantes dos meus colegas de bancada a assinarem esta emenda de bancada, que já conta com a participação entusiasmada do senador Walter Pinheiro, também pertencente à bancada petista. É preciso reconhecer a necessidade urgente que têm as obras de asfaltamento do referido trecho, dando condições de tráfego à rodovia como um todo, segundo o seu traçado histórico. Tal ação, na Bahia, permitiria uma série de outras intervenções em rodovias estaduais, contribuindo enormemente para a integração de vários territórios da cidadania no estado, como consolidaria a própria integração entre regiões brasileiras.
Tenho certeza de que não apenas será possível sensibilizar os colegas baianos, mas, também, o governo federal. O primeiro passo, efetivamente, seria dado com a garantia dos recursos orçamentários. O projeto e os estudos técnicos, como já disse, foram concluídos. O esforço conjunto, bancada e governo federal, o que envolveria ainda prefeitos dos vários municípios a serem beneficiados com o asfaltamento, resultaria no sucesso da empreitada, um sucesso que iria carrear benefícios extraordinários para o desenvolvimento da economia e da sociedade baiana, contribuindo para reduzir as diferenças regionais.
Assim, ao concluir o presente discurso, o faço com a convicção de que trago ao debate dos meus colegas um tema de elevado significado para a economia brasileira, com especial destaque para os colegas baianos, mas, também, para os representantes do Distrito Federal, de Goiás, do Piauí e do Ceará, que certamente desejam ver inteiramente concluída, e em funcionamento, esta importante rodovia federal entre Brasília e Fortaleza. Uma obra da maior importância para o progresso do país como um todo.
Muito obrigado”
(Site Josias Gomes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário