quinta-feira, 27 de junho de 2019

Automutilação juvenil: o sangue que escorre e grita por socorro


É cada dia maior os relatos de casos de automutilação entre a juventude. Porém, esse fenômeno não é novidade da geração atual. Dados da CPI do Senado Federal “Automutilação: um problema de saúde pública?” apresentado pelo doutor Carlos Henrique de Aragão Neto em 2017, consta que na década de 1980 – começo (400 casos para cada 100 mil habitantes) e final da mesma década (750 casos) – já havia essa prática nas suas mais diversas modalidades.
     Os adolescentes praticantes da mutilação dos próprios corpos geral e infelizmente são taxados de “os que querem aparecer” porque é ainda hoje mais comum (e fácil) julgar do que entender e ajudar. As razões que levam um jovem a se morder, cortar – na maioria dos casos com lâminas – , machucar-se de diferentes e variadas formas são diversos e complexos.
     O Bullying cada dia mais presente nas escolas sem dúvida contribui para que muitos se mutilem. Não aceitação de si, dos / por outros, problemas familiares são grandes contribuintes para que a prática da mutilação ocorra. Relatos de alunos por meio de conversas informais, formais, momentos de desabafos ou escrita de redações mostram isso. O adolescente é alguém ainda tentando se entender consigo e o mundo (a realidade) em que está inserido. Para alguns a adolescência é uma fase tranquila, para outros conturbada e há aqueles que seja uma fase de meio termo. O fato é que sem sombra de dúvidas é fase de descobertas e necessidade ou obrigação de aceitações. E se aceitar e ser aceito é um processo que desencadeia outros processos que para cada pessoa tem e traz suas particularidades.
     O que é preciso entender é que cada ser humano é único e inigualável. Como tal, o que um sofre, passa ou enfrenta provocará em si diferentes reações do que se fosse com outra pessoa que também é única e sem igual. Não se pode querer que todos ajam e reajam da mesma maneira a situações tão complexas ainda que em proporções de semelhanças. O fato é que o tempo que se perde tentando culpabilizar o jovem que se automutila e julgando-o não contribui em nada com o processo de entendimento da situação / problema e a construção de uma ação para o enfrentamento.
     As escolas – professores e aluno e funcionários e a família que forma essa comunidade escolar – precisam urgentemente se debruçar sobre essa realidade ao invés de ignorá-la, setorializá-la pensando ser caso isolado ou ainda e pior, julgar e condenar a quem todo dia se culpa e condena e como forma de “pagamento” derrama gotas de seu sangue pedindo socorro e vendo seu derrame de sangue ser ignorada e sua ação supervalorizada para a sua responsabilização condenatória.
     Os passos fundamentais para o enfrentamento a automutilação é:
1.      Entender o que ela é e as causas – possíveis – que a levam a existir;
2.      Não julgar e sim ajudar;
3.      Ouvir o adolescente que se corta sem expô-lo / expô-la;
4.      Mostrar para ele / ela e para os / as demais que a lâmina não é a amiga que deve acompanhar esse adolescente em seus momentos difíceis;
5.      Requer também como ação, que a família esteja mais próxima e pratique a escutatória desse adolescente;
6.      Realização de rodas de diálogo e palestras com profissionais e pessoas que tenham relevante contribuição a dar sobre a temática (como um grupo denominado Help – Não te julgo, te ajudo que gratuitamente visita escolas falando sobre o tema até com a participação de jovens que antes se mutilavam e superaram e dão seus depoimentos de como enfrentar e vencer essa dura – mas não impossível – batalha), dentre outras ações que devem ser pensadas.
     O que não se pode é fechar os olhos. Ignorar ou transformar em “mimimi” não ajudará a nenhuma parte envolvida, principalmente não ajudará a vítima.

Law Araújo
Professor de Literatura, Redação e Língua Portuguesa – Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador – UCSal;
Historiador – Licenciado em História pela UCSal;
Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA onde defendeu TCC sobre “Bullying na Escola” tendo obtido nota 10.0 da Banca Examinadora;
Palestrante e Blogueiro – Blog do Law Araújo – www.blogdolawaraujo.blogspot.com

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