sábado, 18 de março de 2017

Morte de Pessoas trans: O silêncio também mata


Até quando casos de homicídio de pessoas trans, gays e lésbicas passará impune e como se nada houvesse ocorrido? A foto representa Dandara, 42 anos, morta brutalmente em Fortaleza/CE. Mais aqui em Salvador outra trans foi morta violenta e absurdamente. Uma? São várias. O crime é diário. 

A pergunta é: até quando? A quem interessa o silêncio, negligência do Estado, das igrejas, em especial as evangélicas, que conhecedoras da Palavra de Deus sabem que:

1º devem amar seu próximo como a ti mesmo (tem um gay, uma lésbica, uma pessoa trans junto a você? Então esse próximo que Cristo Jesus se referiu é ele / ela);

2º no corpo trans, lésbico, gay há uma alma... Lembra? Jesus não veio em busca de corpos e do que se fez dele e com ele em terra, mas sim as almas, o corpo perece. A alma é eterna.

Esse silêncio não ajuda ninguém. Esse silêncio mata também. Só fazer testão, compartilhar foto, usar hastag não é o suficiente. É preciso uma cultura - política - de combate ao extermínio desse público e a repulsa (ao invés do riso, apoio e compartilhamento de fotos e vídeos) aos agressores.


Law Araújo é educador. Professor de Redação, Língua Portuguesa e Literatura, Historiador graduado em ambas as licenciaturas pela Universidade Católica do Salvador. É Bacharelando do Curso Estudos de Gênero e Diversidades pela Universidade Federal da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário