quinta-feira, 25 de abril de 2013

Genoino: monopólio da mídia leva ao pensamento único

Divido com vocês parte do discurso que o deputado federal José Genoino (PT-SP) fez ontem (terça) na tribuna da Câmara em defesa da democratização da mídia . Ele propôs um amplo e transparente debate sobre o tema no país. Algo que, realmente, precisamos fazer.


Genoino diz que a discussão precisa ser feita “sem aceitar o constrangimento que os proprietários dos grandes veículos de comunicação tentam colocar nesta Casa, nos parlamentares e nos partidos, para que o assunto não seja debatido".

Ele chamou atenção para a concentração no setor que existe no Brasil: “Aqui, você tem um monopólio que sufoca inclusive a democratização da propriedade privada. Sufoca a informação. Conduz valores hegemônicos do pensamento único. E é isso que nós queremos discutir".

O deputado ainda ressaltou que o debate no Brasil deve ser feito “à luz da experiência internacional, de países com democracia consolidada e mais avançada até do que no Brasil". Ele citou a França e os EUA como exemplo de países que adotam medidas para evitar o monopólio e assegurar o direito de resposta.

Genoino também rebateu os ataques que parte da grande imprensa faz ao PT ao atribuir ao partido o desejo de “censurar” os veículos de comunicação. O deputado lembrou que o PT “tem história na defesa da liberdade de imprensa".

"O nosso governo aprovou a lei mais avançada nesse terreno: a Lei de Acesso à Informação. E nós temos tomado posições favoráveis ao conceito de que a informação é um bem público e, como tal, nem pode ser controlada pelo Estado e nem pela propriedade privada, principalmente monopolista."

www.zedirceu.com.br / Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário