segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Marina funda novo partido

Com receio de que o novo partido da ex-senadora Marina Silva não consiga ser oficializado para concorrer às eleições de 2014, parlamentares que estavam em negociação decidiram adiar a mudança para a Rede, nome escolhido para a legenda.
A ideia de Marina e seus interlocutores é fazer uma nova rodada de conversas quando o cenário para formalizar o partido estiver mais claro.
Para ser criado, a Rede precisa recolher 500 mil assinaturas em pelo menos nove Estados. Esse processo precisa ser concluído até setembro deste ano para que a nova sigla seja credenciada para participar das eleições de 2014.
A ex-senadora e colaboradores admitem que a coleta de assinaturas para a criação da sigla é um desafio, mas apostam na mobilização, especialmente pela internet, para tirar a legenda do papel.
A expectativa de Marina era apresentar no lançamento da Rede uma bancada de pelo menos seis deputados federais, mas só três foram anunciados como fundadores: Domingos Dutra (PT-MA), Walter Feldman (PSDB-SP) e Alfredo Sirkis (PV-RJ).
Também já anunciaram o embarque a deputada estadual Aspásia Camargo (PV-RJ) e os vereadores Ricardo Young (SP), Jefferson Moreno (RJ) e Heloísa Helena (AL).
A Rede também conversou com os deputados Ricardo Tripoli (PSDB-SP), Reguffe (PDT-DF) e Alessandro Molon (PT-RJ), além do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e da ex-senadora Serys Slhessarenko.
Serys disse que teve conversas preliminares com a equipe de Marina e que estava esperando a consolidação do novo partido. "A gente tem de esperar consolidar as questões aqui e depois ver a questão eleitoral", afirmou.
Reguffe circulou pelo local e prometeu ajudar na coleta de assinaturas. "Não pretendo sair do PDT, mas vou ajudar a recolher assinaturas porque é justo e democrático que a Marina possa disputar a Presidência", disse.
Suplicy seguiu o mesmo discurso e até assinou a ficha para a criação do partido. Ao lado de Marina e Heloísa Helena, ele afirmou que ficou "tentado a cair na Rede", mas disse que se comprometeu a permanecer no PT enquanto o partido aderir a suas propostas, como a renda mínima e a transparência nos gastos do governo.
Por ora, a ordem na futura legenda é minimizar a ausência de estrelas da política. A ex-senadora, em entrevista concedida anteontem, disse que não haverá "recrutamento" de parlamentares.
"Ninguém está à caça de parlamentar, nem fazendo tudo para ter bancada. As pessoas virão por identidade programática, por coerência com as regras da Rede. Muitos dos nossos aliados continuarão em seus próprios partidos."
O estatuto do futuro partido prevê pontos polêmicos para sua bancada, como o limite de uma reeleição e a exigência de que só poderá assumir cargo no Executivo quem renunciar ao mandato parlamentar.

PRÓXIMOS PASSOS DA REDE
1. No sábado, um encontro com mais de mil militantes aprovou o programa e o estatuto do novo partido de Marina
2. O estatuto e o programa precisam ser publicados no "Diário Oficial da União"
3. Os organizadores terão que coletar cerca de 500 mil assinaturas em pelo menos nove Estados do país
4. As assinaturas serão submetidas para registro nas Justiças Eleitorais Estaduais
5. Para o partido de Marina poder concorrer em 2014, o registro da sigla no TSE precisará ser julgado até outubro, um ano antes da eleição
6. Confira as datas para que Marina consiga fazer com que a legenda seja registrada
  • Até 23.set Prazo para que o partido protocole o pedido de registro no TSE, caso o trâmite sofra o maior atraso possível
  • Até 25.set Tribunal distribui o processo e publica o edital
  • Até 28.set Prazo para que seja impugnado o pedido
  • Até 1º.out Prazo para a Procuradoria se manifestar
  • Até 4 de outubro Data limite para que a Procuradoria devolva o processo e ele seja julgado. Batido o martelo, o partido passa a existir
FOLHA DE SP

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Culpado! por Bispo Júlio Freitas

“Os que estão sempre a culpar os outros pelos seus fracassos são os que nunca alcançam os seus objectivos, porque nunca aprendem com os seus erros.”
É bastante usual os individuos atribuírem o fracasso a razões que lhes são externas: família, amigos, entidades governamentais, instituições etc. Essa postura descreve uma transposição de responsabilidade que inúmeras vezes serve de argumento para justificar os fracassos. Sair de culpado e assumir o papel de vitima é para muitos mais cómodo do que assumir a culpa.
Somos seres livres e autónomos e dentro das leis estabelecidas pela sociedade temos a liberdade de escolher o nosso caminho.
Muitos seres humanos nunca alcançaram os seus objectivos, porque nunca aprenderam que o fracasso é um estimulo para começar de novo. O sucesso do passado jamais garantirá o futuro, mas diariamente temos que construir pequenos passos que nos levarão aos grandes desafios da vida. Se entre os passos que dermos viermos a cair, fomos nós os responsáveis por essa queda, teremos na próxima vez que ali passarmos identificá-la e usar de perspicácia para mudar de direcção.
Alcance os objectivos aprendendo com os seus erros, pois é o próprio individuo o único culpado pelo seu fracasso!

Qual é o seu valor? (parte I e II) por Vivi Freitas

Eu ouvia muito a minha irmã dizer, que a mulher tem o seu valor, mas eu perguntava… onde está esse valor? Onde o posso encontrar em mim?

Ok! Jesus morreu por mim. Ele valorizou-me, mas o que é valor? Eu fazia essa pergunta no meu íntimo. E sabe… Deus respondeu-me.
Interessante, que Deus me mostrou quando eu estava a atender alguém muito especial. E vou dizer-lhe como eu via essa pessoa tão especial:
Eu vi potencial. Eu vi que quando ela quer algo, busca e soluciona o seu desejo. Ela é ativa. Ela é responsável. Ela é talentosa. Ela colabora contigo no que você precisa. Ela é serva consigo, como é comigo. Ela gosta de agradar e até mesmo de presentear e etc….
Enfim… ela tem muitas qualidades. Ela é uma bonequinha.
Mas… tem sempre algo que a faz sentir-se para baixo. O seu passado. O lidar com a acusação do que ela fez de errado, do que os outros pensam dela. Ela, muitas vezes, se comparava com a sua condição atualmente e das oportunidades que ela perdeu.
Ela errou no passado. Sentiu o que não poderia sentir e nutriu isso por muitos anos. E todas as vezes que ela falava no seu passado, era como se falasse de uma ferida aberta e os seus olhos falavam cheios de lágrimas.
Quando estava com determinadas pessoas, ela se inferiorizava porque a sua mente vagava no que essas pessoas lhe falaram. E, interessante, é que…. Essas pessoas falaram do que era certo, do que era justo. Porém… a aterrorizavam porque se sentia “condenada” e insegura.
Ela tinha medo de que o monstro do seu passado sempre a aterrorizasse. Mas, por outro lado, enquanto estava ativa com as suas responsabilidades, valorizava-se e acreditava em si mesma. Sabia das suas condições.
Continuarei no próximo blog falando desta amada pessoa, com a qual você, internauta… talvez se identifique e entenda quem tem sido para si mesmo.
Acompanhe!!!

PARTE II

O passado não era um testemunho de mudança para ela, mas algo doído. Atormentava, inferiorizava-se, sentia-se indigna de estar no meio de certas pessoas que sabiam do seu passado.

Todas as vezes que ela encarava com alguém que a lembrava do seu passado, era como se encarasse com o seu maior inimigo. E ela sabia que, no fundo, quando olhava, eles a amavam, mas, na sua mente… era sentir-se acusada.
Porquê acusada? Se já passou tanto tempo e aquelas pessoas nem mais falam a respeito?
Porquê sentir-se acusada se já não comete o mesmo erro do passado?
Porquê umas horas era forte e outras fraca?

Eis a grande questão.
A dúvida está lá no fundinho. Quase que não se vê. Mas ela está ali.
E, para se afirmar, ela tem que agradar às pessoas para retificar o seu valor. Muitas vezes, faz das “tripas coração” para atender à necessidade de cada um, justamente porque quer ser valorizada por outros.
Para si mesma, ela perdeu a credibilidade porque o seu passado está presente em algumas situações. E, por isso, trabalha muito. Sente-se incentivada por aquilo que faz bem. Isso ameniza a sua afronta com o passado.
Mas onde está o seu valor? Onde estão aquelas palavras de incentivo que ela dava aos demais, e porque motivo, na sua própria vida, não repercute o mesmo? Porque é que a Palavra de Deus não traz a mudança quando lê?
Porque… a preocupação em ser afirmada pelos demais não lhe permite encarar a realidade. Não a faz querer “ser” e sim agradar. Nisso ela prioriza ou valoriza mais aos demais do que a si mesma.
Minha amiga leitora, o seu valor está justamente…. em investir em si mesma. Na realidade da sua situação. Não no que os outros pensam e nem na afirmação dos demais.
Você tem valor.

http://vivifreitas.me

Otto deve se candidatar ao senado e Wagner vai decidir sobre sucessão ao governo

(foto google imagens: Ciro Gomes, então candidato à presidência pelo PPS em 2002 com Otto Alencar e Antônio Carlos Magalhães)

O vice-governador Otto Alencar (PSD), afirmou que vai se candidatar a um cargo eletivo no próximo ano. Questionado pelo Política Livre sobre qual vaga deve pleitear desconversou. “Nós vamos conversar com o governador. Eu estou trabalhando a possibilidade de me candidatar a senador da República, mas depende muito do grupo. Eu posso ser candidato a senador, posso não ser, posso também abrir mão para que outro seja”. Otto evitou falar sobre o seu nome como preferido para suceder o governador Jaques Wagner (PT). “O governador é quem vai decidir sobre essa questão. Não tenho ambição por nada. Meu tudo é bem maior do que eu esperava. Para quem nasceu na roça, meu tudo já é muito grande”, frisou.
Otto, que também ocupa a Secretário de Infraestrutura da Bahia, comentou os constantes problemas na travessia Salvador-Itaparica, como as filas, demora para embarcar e embarcações quebradas. “Nós estamos resolvendo esse problema com a travessia e dentro de seis a oito meses vão chegar novos ferries. Estamos terminando a licitação e nós vamos resolver esse problema definitivamente”. O secretário também comentou as reclamações sobre problemas com abastecimento de água em diversos bairros de Salvador e em cidades do interior da Bahia. “A seca iniciada em 2008 é a maior dos últimos anos e ameaçou a distribuição de água até em Salvador, devido ao baixo nível de água na barragem da Pedra do Cavalo e no Rio Paraguaçu, que sofreu muito”, explicou.
Esperançoso e um pouco saudosista, Alencar relembrou a sua trajetória na política baiana e ressaltou a importância das obras feitas para o estado pelos grupos políticos que governaram o estado. “Espero que nós possamos tirar do papel tudo aquilo que precisa ser feito. Não é fácil, mas tem muitas obras. O estado da Bahia tem um acervo de obras em andamento que nunca teve antes. E olhe que eu convivi com outro grupo político, o do senador ACM, que fez muito pela Bahia. Nós fizemos muito, eu sempre me orgulho daquilo que eu fiz no passado, sobretudo como secretário de Saúde, de Indústria e Comércio, como vice-governador e como governador até em 2012”, concluiu.

Política Livre - texto.

Deus perdoa. Agora paga! Por Renato Cardoso

O perdão de Deus é maior que qualquer pecado, mas infelizmente não poupa o pecador das consequências de seus atos.

Entenda: perdoar é eliminar a ira ou o ressentimento contra quem pecou. Portanto, o perdão não lida com as consequências do pecado, mas sim com o pecador.
Tenho observado que quem vive no erro por um tempo costuma adiar seu arrependimento e mudança por causa do desejo de “aproveitar mais um pouquinho”. Talvez até no subconsciente, a pessoa diz para si mesma, “Eu sei que tenho que mudar, eu vou mudar, mas agora não… vou continuar mais um pouco… Depois eu me conserto com Deus e com o mundo.”
É a síndrome do ladrão que é sempre pego “na última vez” que ia roubar. “Só mais essa, depois eu paro.” Quando finalmente acaba na prisão, aí ora a Deus e promete mudar. E Deus perdoa. Mas o ladrão terá de pagar sua dívida com a lei e cumprir seu tempo de prisão.
Deus perdoa o alcóolatra e o drogado. Mas o corpo ferido pelos vícios pagará o preço.
Deus perdoa o adúltero. Mas a criança nascida da amante ou a marca do adultério estará sempre lá — quer o casamento continue ou não.
Deus perdoa seus gastos irresponsáveis. Mas você terá de pagar o cartão de crédito.
Deus perdoa sua mentira. Mas talvez as pessoas para quem você mentiu poderão levar muito tempo para confiar em você novamente — se é que conseguirão.
Por isso, a inteligência espiritual nos ensina que a melhor coisa é não pecar. E se já pecou, parar o quanto antes.
Como alguém disse: a primeira coisa a fazer quando se está no fundo do poço é parar de cavar.

www.renatocardoso.com

Provai! Por Ester Bezerra

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

2 Coríntios 13.5

Havia profunda preocupação do apóstolo para com os novos convertidos. Em muitos textos ele demonstra não estar seguro da sincera conversão de muitos frequentadores da igreja naquela época. Neste texto ele vai além, chegando mesmo a desafiá-los a provarem a si mesmos. Não seria isto uma ótima sugestão para os dias atuais? Não custa nada reavaliar a própria fé, afinal de contas o que está em jogo é a salvação eterna da alma.

Provai-vos a vós mesmos… Se não é que já estais reprovados.


www.fonteajorrar.com

Quem crê? por Bispo Edir Macedo

A crença em Deus tem sido tão vulgar, tão ordinária quanto à crença nos deuses deste mundo.
Razão pela qual quase todos creem em Deus.
Mas, em que Deus?
O Deus desconhecido.
O mesmo se dá com a maioria cristã.
A maioria evangélica crê em Jesus de boca.
E que benefício recebe por isso? Nenhum, zero.
Por quê?
Porque creem em Jesus, ou em Deus, da mesma forma como os demônios.
Estes também creem em Jesus e Deus. Tiago 2.19
Nem por isso deixam de ser demônios e fazer o que é mau.

A maioria "cristã" mantém suas práticas pecaminosas como os demônios.
Embora seja crente assíduo na igreja, jejua, ora, lê a Bíblia, mas também adultera, se prostitui, mente, semeia contendas entre os da fé, etc, etc, etc.
O que adianta esse tipo de crença?
Os benefícios que tem recebido com essa crença são iguais aos dos demônios: nenhum, zero.
O fato é: se crê ou não nesse tipo de crença, não faz nenhuma diferença.

Como se procede a verdadeira crença em Deus?
Como ela se distingue das demais?
Qual a diferença da crença que faz a diferença?
Diferença do que crê daquele que pensa que crê?

Por conta de sua crença, Noé obedeceu à Palavra de Deus.
O que lhe valeu a salvação e de toda sua família do dilúvio.
Também a crença de Abraão o levou a obedecer a Deus.
Resultado: foi abençoado em todos os sentidos,
Morreu em ditosa velhice: 175 anos.
A verdadeira crença é compromissada com atitude de obediência.

Crê quem obedece. Obedece quem crê.
O resto é conversa...


www.bispomacedo.com.br

Aluno de 13 anos é isolado por usar gravata com nó normal

Escola disse que, por razões de saúde e segurança, alunos “clipam” a gravata

O aluno Max Richmond, 13, foi isolado dos colegas porque estava usando uma gravata com nó normal. Segundo o aluno, na escola todos os estudantes usam gravatas tipo clip-on, aquelas que já vêm com um nó dado e que é só grudar na camisa, mas ele acha o modelo desconfortável e infantil. O caso aconteceu em Essex, na Inglaterra, e as informações são do The Telegraph.

Ao ir a escola com uma gravata tradicional, com cores iguais, ele foi isolado por um dia. Os professores deram trabalho e ele ficou sozinho em uma pequena sala.
Leia mais notícias de Educação

A escola do aluno insistiu que os 1.438 alunos da escola usavam a gravata tipo clip-on por razões de saúde e segurança. Richmond, porém, descorda da regra do estabelecimento.

—Parece bizarro e desnecessário, especialmente sobre algo como o laço que eu estava usando.

A escola concordou em rever a política. Nardeep Sharma, director da escola, disse que a regra foi introduzida há cerca de três anos para apoiar a saúde e a segurança dos jovens.


www.r7.com

Professor laça estudante durante aula e machuca seu pescoço

Um professor no Texas, Estados Unidos, “laçou” um de seus estudantes durante uma aula. O aluno da sétima série ficou com o pescoço machucado, deixando pais assustados e funcionários da escola decepcionados. As informações são do Daily News.

O docente de história, que não teve o nome divulgado, trouxe o laço para a aula. Ele afirmou que estava tentando compartilhar seu conhecimento de técnicas de laçar com as crianças. Após pedir para os alunos correrem pela sala, a brincadeira acabou tomando um rumo sério.
Leia mais notícias de Educação

Um estudante de 13 anos surgiu com marcas no pescoço, que só pioraram no dia seguinte. Seus pais ficaram chocados com o caso.
O professor foi suspenso e está sendo investigado pelo incidente. Os funcionários da escola disseram que o professor sente remorso e prometeu nunca laçar uma criança novamente.

A polícia está considerando fazer acusações criminais por lesão a uma criança. 

www.r7.com

Caso New Hit


Integrantes da banda de pagode New Hit serão ouvidos na semana que vem sobre a acusação de estupro contra duas adolescentes na cidade de Ruy Barbosa, na Bahia, em 26 de agosto de 2012. Além deles, as duas garotas e testemunhas também devem prestar depoimento.

Eles serão ouvidos entre a segunda-feira (18) e quarta-feira (20), na comarca de Ruy Barbosa. Após os depoimentos, a defesa dos acusados e a promotoria devem apresentar as argumentações do caso. Essa será a última etapa do processo antes da sentença.

O caso ocorreu no dia 26 de agosto após uma apresentação do grupo em um Carnaval fora de época na cidade de Ruy Barbosa. As supostas vítimas contaram à polícia que foram estupradas dentro do ônibus da banda, onde entraram para tirar fotos com os integrantes. A dupla afirmou que foi levada ao banheiro do veículo e as duas foram violentadas pelos rapazes, que agiram em duplas.

Pagodeiros deixam a prisão após 38 dias

A decisão do Ministério Público conta que, ao entrar no ônibus, as garotas passaram a ser “vítimas de atitudes libidinosas" por parte dos dançarinos Alan, Wesley e Guilherme, bem como do vocalista de vulgo Dudu, tendo as "duas jovens os repreendido". Uma delas foi “puxada pelos cabelos” por William, vulgo Brayan, que “desferiu-lhe tapas no rosto e, brutalmente, a arrastou para dentro do banheiro”.

Lá, juntamente com Weslen, vulgo Gagau, iniciaram a primeira sessão de estupro, estando a vítima “totalmente acuada e impossibilitada de oferecer resistência”. Embora tenha tentado se desvencilhar dos agressores e escapar, a vítima foi mantida no banheiro para que outros dois membros, desta vez Michel e Guilherme, passassem a estuprá-la na sequência. Durante todo o tempo, a adolescente era xingada e agredida fisicamente. Esta mesma vítima ainda foi estuprada, ato contínuo, por Alan, vulgo Alanzinho e Edson dos Santos

Irmã de vítima se revolta com liberação

Os dez envolvidos foram presos, mas respondem ao processo em liberdade. O grupo voltou a se apresentar no dia 30 de dezembro do ano passado.

www.r7.com

Fim do Horário de Verão

O horário de verão termina hoje. À meia-noite, os relógios devem ser atrasados em uma hora, deixando a noite de sábado "mais longa".

Desde 21 de outubro, os brasileiros das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Tocantins tiveram de se adaptar ao novo horário.

Os demais Estados do Norte e os nordestinos, que não alteraram os seus horários, sentirão o impacto do fim do horário de verão hoje, nos aeroportos, com mudanças nos horários de voos.

As empresas aéreas pedem para que passageiros entrem em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da companhia para orientações e confirmações de horários de voos.

A mudança determinada pelo horário de verão serve para que se reduza o consumo de energia nos horários de pico. Isso é possível porque os consumidores aproveitam mais a luz natural.

A economia em todo esse período representou queda de 0,5% sobre a carga total de energia consumida no país.

SEM DESCONTO

Em geral, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) aproveita o menor uso da rede de energia para desligar parte das usinas térmicas, que geram energia mais cara e poluente. O consumidor acaba beneficiando-se, no ano seguinte, de descontos em suas faturas.

Neste ano, no entanto, os consumidores não perceberão esse impacto. Após forte seca de 2012, as térmicas continuaram ligadas no máximo, para garantir que os reservatórios das hidrelétricas recuperem seus níveis de abastecimento.

Dessa forma, governo se afastou da meta de economizar R$ 180 milhões -que havia sido prevista pouco antes de começar o horário de verão em outubro de 2012.

FOLHA DE SP

Tudo sobre a renúncia do Papa Bento XVI

O irmão do papa Bento 16, Georg Ratzinger, disse em entrevista ao jornal espanhol "El País" que a renúncia do papa não foi motivada pelos escândalos recentes envolvendo a Igreja Católica. Os escândalos, segundo Ratzinger, não teriam "nada a ver" com a decisão de Bento 16.
Enquete: Quem deveria suceder ao papa Bento 16?

Ratzinger disse que a decisão do irmão foi baseada na importância das tarefas do papa -- religiosas, diplomáticas, políticas e econômicas--, que, segundo ele "tem prioridade sobre a pessoa".
Ele disse que falou com seu irmão poucas horas após o anúncio, feito na última segunda-feira (11), e que está seguro de que Bento 16 não irá exercer nenhum tipo de "influência indesejada" na eleição do seu sucessor.

A expectativa de Ratzinger, que vive na Alemanha, é que longe das funções de papa, Bento 16 passe mais tempo junto dele: "espero que possamos passar mais tempo juntos, falando de teologia, de liturgia, de lembranças e experiências comuns".

RENÚNCIA

O papa Bento 16 anunciou na última segunda-feira (11) que irá renunciar ao cargo no dia 28 de fevereiro.
O principal motivo de sua renúncia seria a idade avançada, Bento 16 tem 85 anos e sofre de artrite, especialmente nos joelhos, quadris e tornozelo.

O papa viria ao Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
Um conclave será convocado para escolher o próximo pontífice. Até que um novo Papa seja escolhido, o posto ficará vago.

Bento 16 foi eleito para suceder João Paulo 2º, um dos pontífices mais populares da história. Ele foi escolhido em 19 de abril de 2005, quando tinha 78 anos, 20 anos mais velho que João Paulo 2º quando foi eleito.

Papa promete não interferir em sucessão

O papa Bento 16 não vai interferir na escolha do seu sucessor. Tampouco vai exercer qualquer função concreta no Vaticano a partir das 20h do dia 28 deste mês (17h de Brasília), quando sua saída se efetivar.
A promessa, que contraria a avaliação da maioria dos analistas, foi feita ontem pelo porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, um dia após o surpreendente anúncio da renúncia por motivos de debilidade física.

O Vaticano também revelou que o pontífice de 85 anos utiliza um marca-passo "há muitos anos", mas negou que problemas cardíacos estejam relacionados à sua renúncia.

"Não teve nenhum peso na decisão", disse Lombardi. Há três meses, o papa passou por cirurgia para trocar as baterias do aparelho cardíaco.

Normalmente, um papa influi indiretamente na sua sucessão ao nomear os cardeais que votarão no conclave após a sua morte.

Com a abdicação, entretanto, Bento 16 continua ocupando o trono de são Pedro enquanto as articulações para a escolha do próximo pontífice já começaram a ocorrer nos bastidores. Dos 118 cardeais que hoje compõem o colégio eleitoral, 67 foram nomeados pelo alemão.

A situação é tão insólita no Vaticano que o próprio porta-voz não soube indicar ontem o título que caberia ao atual papa após 1º de março.

Após deixar o posto, segundo Lombardi, o papa vai primeiro descansar na residência de verão, próxima de Roma. Depois, ele passará a viver em um convento dentro dos muros do Vaticano.

Na prática, haverá então dois papas, um aposentado e outro no Palácio Apostólico, vivendo na cidade-Estado. O porta-voz disse que isso não criará nenhum problema porque Bento 16 usará o seu tempo para a "oração e reflexão".

"O papa Bento 16 é uma pessoa discreta e extremamente rigorosa e não terá nenhuma interferência que provoque o menor desconforto ao seu sucessor."

ÚLTIMOS DIAS

Estão previstas para hoje as primeiras aparições públicas do papa desde o anúncio da abdicação. De manhã, Bento 16 concederá a audiência aos fiéis. À tarde, presidirá a celebração da tradicional missa de Quarta de Cinzas na Basílica de São Pedro.

Até o final da semana, ele receberá párocos de Roma e os presidentes da Romênia e da Guatemala. Depois, parte para um retiro de Páscoa.

O Vaticano prepara uma despedida em que o papa se encontre com uma grande multidão, no dia 27. Na véspera de deixar o cargo, Bento 16 presidirá sua última audiência na praça São Pedro, que pode receber centenas de milhares de pessoas.

Segundo Lombardi, o "anel do pescador", um baixo relevo de São Pedro, será destruído após a renúncia. O anel simboliza o pontificado e é especialmente feito para cada um dos pontífices.

FONTE: Folha de São Paulo

Marina lança novo partido

Previsto para ser apresentado hoje, o estatuto do novo partido de Marina Silva ainda apresentava pontos divergentes na véspera do evento.
A Folha acompanhou parte de uma reunião preparatória para a apresentação, realizada ontem em uma casa de eventos de Brasília. Ao lado de Marina Silva, participaram do encontro a ex-senadora Heloisa Helena e os deputados Walter Feldman (PSDB-SP) e Domingos Dutra (PT-MA).

Por nova sigla, Marina recicla estratégia que usou em 2010
Análise: Projeto de ex-senadora enfrentará obstáculos maiores do que em 2010

Há um impasse na questão das doações. Na reunião alguns integrantes levantaram a possibilidade de haver doações só por parte das pequenas e médias empresas. Outros, mais radicais, defendiam uma "campanha de brechó", da qual só pessoas físicas poderiam fazer doações.
O texto preliminar também restringe as doações de empresas de bebidas alcoólicas, cigarros, armas e agrotóxicos.

Também há controvérsia sobre a validade, de no máximo 16 anos, de mandato para um parlamentar. Alguns fundadores do partido defendem só dois mandatos seguidos.
Sobre a questão de só integrarem "fichas limpas", alguns dos membros levantaram a possibilidade de se abrir uma brecha para quem tiver problemas com a Justiça em razão de envolvimento com movimentos sociais.

As discussões sobre o estatuto continuam hoje. Com a palavra, Marina Silva disse que não quer um partido para ser candidata à Presidência, mas não descartou a possibilidade de o partido lançar um nome: "Se dentro dessa estratégia uma candidatura, seja lá de quem for, que esteja apto a levar nossas ideias para frente, se colocar, nós vamos até ter candidato".

HOSPEDAGEM
Para receber os militantes, foram criadas vagas de hospedagem "solidária" em Brasília. "Vou hospedar cinco: dois amigos de São Paulo, dois do Paraná e um do Rio Grande do Sul. Vai ficar bem apertado, porque meu apartamento tem 50m²", afirma o sociólogo Pedro Piccolo.
Leo Cabral, que abriga três pessoas em seu apartamento, diz que o objetivo é reduzir os custos. "A ideia é tentar ser aberto, não limitando a participação das pessoas por questões econômicas", diz André Nahur, que abriga um universitário mineiro.

FONTE: Folha de SP 16.2.2013 às 9h14

Blog do Zé Dirceu: As propostas e as explicações de Marina Silva

Li nos jornais que o estatuto provisório do partido que a ex-senadora Marina Silva, que disputou e perdeu as eleições presidenciais de 2010, veta o recebimento de doações de fabricantes de bebidas alcoólicas, cigarros, armas e agrotóxicos, além de defender o financiamento público de campanhas.

As medidas são boas e necessárias (lembro que uma das bandeiras do PT é justamente a reforma política, com o financiamento público de campanha). Vamos ver o que o partido de Marina vai propor para o país. Mas com tucanos como Walter Feldman e Ricardo Tripoli – que cogitam ir para a legenda –, é preciso ter cautela com as expectativas.

De qualquer forma, é evidente que Marina vai ter que responder por que recebeu doação da indústria de bebidas em sua última campanha. Campanha, aliás, que arrecadou R$ 25 milhões de doadores privados.

Também vai ter que explicar por que o estatuto defende que os parlamentares da legenda façam um "combate rigoroso" a "privilégio ou regalia em termos de vencimentos normais e extraordinário”, já que ela recebeu 13ª e 14ª salário durante seu mandato de senadora.

site www.zedirceu.com.br

ACM Neto anuncia novidades quanto à implantação do Afródromo em 2014

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (13), o prefeito ACM Neto anunciou novidades quanto à implantação do Afródromo em 2014. “Houve a ideia inicial de implantar o Afródromo no Comércio, mas precisamos ainda estudar se isso não vai trazer impactos para outras áreas da cidade, como, por exemplo, o acesso de foliões que vão para o circuito do Campo Grande. Há algumas hipóteses para o circuito dos blocos afro, mas a Prefeitura está convencida de que é preciso organizar essa iniciativa”, explicou. Segundo o gestor, a ideia é levar os blocos afro que desfilam na Rua Carlos Gomes para o Afródromo. No entanto, se não for possível, a Prefeitura vai manter o desfile dessas entidades na Rua Carlos Gomes. As secretarias envolvidas com o planejamento e a execução da festa já formaram um grupo de trabalho, que será coordenado pelo secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellitani, para discutir questões relacionadas aos serviços públicos prestados durante a folia. A parceria com a Fundação Gregório de Matos (FGM), presidida por Fernando Guerreiro, será fortalecida para evidenciar os aspectos culturais da festa momesca.

FONTE: Bahia Notícias

Cardeal cotado a papa é favorável a pena de morte para homossexuais

Um dos mais fortes nomes para suceder o papa Bento 16, o cardeal de Gana Peter Turkson, defende a pena de morte para homossexuais em Uganda. O religioso, que poderia se tornar o primeiro papa negro e africano da história, disse ao site National Catholic Register que “a intensidade da reação (à homossexualidade) é provavelmente compatível com a tradição”. Ele ainda criticou a atitude do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que pediu ao continente africano o fim da criminalização da homossexualidade. “Quando você está falando sobre o que é chamado de ‘estilo de vida alternativa’, são estes os direitos humanos? Ele [Ban Ki-moon] precisa reconhecer que há uma sutil distinção entre moralidade e direitos humanos, e é isso que precisa ser esclarecido”, afirmou.

FONTE: Bahia Notícias

CONEN emite nota de falecimento

NOTA DE FALECIMENTO de Francisco Jorge da Silva - PAI DE FLAVIO JORGE DA SILVA membro da Soweto e da conen



APÓS UMA TRAJETÓRIA DE 86 ANOS DE VIDA DIGNA REALIZOU  SUA PASSAGEM PARA A DIMENSÃO DO MUNDO ESPIRITUAL O SENHOR FRANCISCO JORGE DA SILVA.

MAIS UMA ARVORE DE BELOS FRUTOS QUE SE DESPEDE DESTE MUNDO MATERIAL PARA HABITAR A MAJESTOSA FLORESTA DOS NOSSOS ANCESTRAIS, DE ONDE NA SUA NOVA MISSÃO CONTINUARA CONOSCO INTERAGINDO, E POR ISSO CELEBRAMOS ESTE MOMENTO DE  PASSAGEM.

VALEU SEU FRANCISCO SIGA EM PAZ, POIS DOS BONS FRUTOS QUE DEIXOU, TEMOS A CERTEZA DE QUE TODOS EM ESPECIAL AQUELE DENOMINADO  FLAVIO JORGE CONTINUARA HONRANDO SUA MEMÓRIA. 

NESTE ESPECIAL MOMENTO A COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS – CONEN, JUNTA-SE À TODA SUA FAMILIA, CONSCIENTE DO VALOROSO LEGANDO DEIXADO, POR ESTA ILUSTRE PERSONALIDADE .


QUE MAWU , ZAMBI E OLORUN MANTENHA SEU ESPÍRITO EM PAZ !!!



COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS - CONEN
EXECUTIVA  NACIONAL
16/FEVEREIRO/2013

Procurador já avalia denúncia de Valério contra Lula

O Ministério Público Federal em Minas Gerais já iniciou esta semana a avaliação das acusações feitas pelo empresário Marcos Valério contra o ex-presidente Lula, segundo o Estadão. Em depoimento à Procuradoria-Geral da República, o operador do mensalão disse que o petista teve despesas pessoais pagas com dinheiro do esquema de corrupção. Por sorteio, o material ficou sob responsabilidade do procurador Leonardo Augusto Melo, que analisará as declarações de Valério, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 40 anos de prisão. O depoimento do empresário foi encaminhado à primeira instância pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já que o ex-presidente não possui mais foro privilegiado. FONTE: Bahia Notícias.

Partido de Marina Silva estabelecerá teto para doações financeiras

Além de prever que não será aceito dinheiro de fabricantes de bebidas alcoólicas, cigarros, armas e agrotóxicos, o estatuto do partido organizado pela ex-senadora Marina Silva estabelece um limite para as doações partidárias feitas por pessoas físicas e jurídicas. A nova legenda será lançada neste sábado (16), em Brasília. De acordo com estruturadores da sigla, o limite será determinado pela coordenação nacional do partido, que será oficializada assim que a legenda for registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O modelo será semelhante ao utilizado pelo presidente americano Barack Obama durante a sua campanha, segundo Bazileu Margarido, integrante do grupo de trabalho de formação da sigla. Informações do G1 & Bahia Notícias.

Governador da Bahia diz que mudanças no secretariado serão só pontuais

Durante a reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, nessa sexta-feira (15/2), cerimônia que reuniu não apenas o governador Jaques Wagner e deputados, mas também muitos secretários de estado, alguns que, inclusive, estariam na berlinda, o clima era de total cautela quando o assunto era a tão especulada reforma administrativa no governo estadual, cujos prazos dados pelo próprio chefe do Executivo extrapolaram e a previsão agora é uma incógnita.
A única novidade ficou por conta de uma conversa entre o governador e o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, para as próximas horas.
Em conversa com a imprensa, Wagner voltou a reiterar que não irá inventar projetos e sim consolidar os que estão em curso. Conforme ele, mudanças pontuais poderão acontecer a qualquer momento caso seja necessário. “Mas eu diria que minha equipe está montada e não há ajuste premeditado, marcado, com data”, fez questão de frisar.
Com o discurso bastante afinado com o de seu líder, o titular da Serin, Cézar Lisboa, que estaria cotado para migrar para a Sedes, dando espaço para o líder do governo na AL, deputado Zé Neto, afirmou não ter conhecimento de nenhuma novidade sobre o assunto.
“Não existem novidades. Todas as conversas que tivemos foram para preparação de alguns cenários possíveis, mas é o que estou falando, qualquer que seja a decisão, virá do governador Jaques Wagner. Nas próximas horas terei uma conversa com ele para falar sobre o assunto, mas volto a repetir que é algo que depende dele. Nós estamos realmente sem uma data marcada”, pontuou.
Saindo pela tangente, o secretário da Casa Civil, que vale lembrar é braço direito de Wagner, disse não se tratar se um assunto da sua alçada. “Bom, quem trata disso não sou eu, mas sim o secretário Cézar Lisboa, e eu não tratei com ele dessas questões por respeitar os papéis dentro de governo”, esquivou-se.
Destoando dos colegas, o deputado Zé Neto foi o único a não descartar que possibilidade de integrar um quadro no governo não está descartada, apesar da demora do anúncio.
“Na verdade não posso descartar uma situação como essa que não seria de bom tom, mas posso dizer com tranquilidade que estou como líder do governo e estou muito tranqüilo com meu papel aqui na Casa. Entretanto, é obvio que sou um soldado do governador que já colocou que fará mudanças pontuais, mas precisa apenas azeitar alguns pontos. Se houver mudanças na Serin, um dos nomes ventilados é o meu, mas cabe a ele que é o técnico e que esta vendo o jogo de cima do tabuleiro definir”.
O deputado federal Afonso Florence, por sua vez, que também teve o nome ventilado para voltar a compor o time de Wagner, negou que tenha sido convidado, porém destacou que embora tenha como plano cumprir seu mandato na Câmara Federal, o convite de Wagner a qualquer um seria uma convocação.

www.tribunadabahia.com.br

O que querem os católicos?* por Zé Dirceu

Como nunca deixo de debater os assuntos mais palpitantes do momento, faço-me algumas perguntas que divido também com vocês: o que se passa com a Igreja Católica Apostólica Romana? Querem os católicos as mudanças que os tempos exigem? Querem uma nova reforma antes que outra cisão na Igreja a faça? Estas são perguntas que os católicos, inclusive os do ainda maior país católico do mundo, os do Brasil, precisam responder.

Mas como decidir se a Igreja é uma monarquia absolutista com uma corte decadente e envolvida em escândalos, intrigas e luta pelo poder que, tudo indica, levaram à renúncia do atual papa? Não há democracia na Igreja, nem controle, fiscalização e transparência dos atos de seus chefes. Pelo contrário, ela já é vista como uma das maiores redes de intrigas do mundo, que se desenvolvem nos subterrâneos da Cúria Romana, que tenta mantê-las no mais absoluto sigilo. Mesmo os sínodos e os concílios perderam poder.

A vida se impõe e o mundo caminha para novos tempos, sem que a Igreja acompanhe as radicais mudanças na sociedade civil e no poder Estatal. Enquanto isso as contradições da Igreja se acumulam: pedofilia, negócios ilegais, espionagem, luta pelo poder no Vaticano e na Cúria Romana.

A grande maioria dos católicos quer mudanças? Não me parece

Avança a pressão para o fim do celibato, do preconceito contra a mulher e do seu papel na Igreja. Mas a Igreja continua com a rejeição à camisinha e, pasmem, a já envelhecida politica de condenação dos homossexuais, já que cada dia mais – e felizmente – os países aprovam o casamento e as relações homoafetivas (Inglaterra, Estados Unidos e França acabam de tomar decisões a respeito).

Isso sem falar no abandono da Igreja dos seus compromissos com os mais pobres e com as causas políticas e sociais das maiorias católicas. A grande questão é: a maioria dos católicos quer as mudanças ou apenas um papa mais jovem, evangelizador, ante ao crescimento dos evangélicos e dos neopentecostais? Não me parece...

Pelo menos os bispos e os cardeais parecem conformados com o status quo e/ou estarrecidos com a renúncia do papa. Até porque aceitam, por exemplo, que o maior pais católico da humanidade, o Brasil, tenha apenas 9 cardeais (mas apenas cinco com direito a voto), enquanto a Europa tem 116 (62 com direito a voto). Apenas italianos são 28 cardeais. Os Estados Unidos, um dos maiores países protestantes no mundo, têm 11 com direito a voto e o Canadá, 22!

Igreja já foi mais prestigiada pelo Vaticano no Brasil

O Brasil, inclusive, já teve bem mais sedes cardinalícias do que tem agora. Porto Alegre, Brasília e o Rio de Janeiro já tiveram cardeais e o papa Bento XVI não nomeou seus substitutos, deixando-as há anos com arcebispos. Sem contar o Recife, para o qual o Vaticano desde o início dos anos 60 evita designar um cardeal porque teria de nomear Dom Hélder Câmara.

Alguns cardeais - inclusive um brasileiro, o de São Paulo, dom Odilo Scherer - nem sequer defendem um papa mais jovem e ou africano. Aliás, há somente 19 cardeais africanos e 30 latino americanos. Insisto na questão: os católicos querem mudar e recuperar o espirito do Concílio Vaticano II (aquele convocado pelo papa João XXIII) ou preferem retornar ao passado Trentino, da contra-reforma?

*www.zedirceu.com.br