sábado, 16 de fevereiro de 2013

Fim do Horário de Verão

O horário de verão termina hoje. À meia-noite, os relógios devem ser atrasados em uma hora, deixando a noite de sábado "mais longa".

Desde 21 de outubro, os brasileiros das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Tocantins tiveram de se adaptar ao novo horário.

Os demais Estados do Norte e os nordestinos, que não alteraram os seus horários, sentirão o impacto do fim do horário de verão hoje, nos aeroportos, com mudanças nos horários de voos.

As empresas aéreas pedem para que passageiros entrem em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da companhia para orientações e confirmações de horários de voos.

A mudança determinada pelo horário de verão serve para que se reduza o consumo de energia nos horários de pico. Isso é possível porque os consumidores aproveitam mais a luz natural.

A economia em todo esse período representou queda de 0,5% sobre a carga total de energia consumida no país.

SEM DESCONTO

Em geral, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) aproveita o menor uso da rede de energia para desligar parte das usinas térmicas, que geram energia mais cara e poluente. O consumidor acaba beneficiando-se, no ano seguinte, de descontos em suas faturas.

Neste ano, no entanto, os consumidores não perceberão esse impacto. Após forte seca de 2012, as térmicas continuaram ligadas no máximo, para garantir que os reservatórios das hidrelétricas recuperem seus níveis de abastecimento.

Dessa forma, governo se afastou da meta de economizar R$ 180 milhões -que havia sido prevista pouco antes de começar o horário de verão em outubro de 2012.

FOLHA DE SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário