sábado, 16 de fevereiro de 2013

Culpado! por Bispo Júlio Freitas

“Os que estão sempre a culpar os outros pelos seus fracassos são os que nunca alcançam os seus objectivos, porque nunca aprendem com os seus erros.”
É bastante usual os individuos atribuírem o fracasso a razões que lhes são externas: família, amigos, entidades governamentais, instituições etc. Essa postura descreve uma transposição de responsabilidade que inúmeras vezes serve de argumento para justificar os fracassos. Sair de culpado e assumir o papel de vitima é para muitos mais cómodo do que assumir a culpa.
Somos seres livres e autónomos e dentro das leis estabelecidas pela sociedade temos a liberdade de escolher o nosso caminho.
Muitos seres humanos nunca alcançaram os seus objectivos, porque nunca aprenderam que o fracasso é um estimulo para começar de novo. O sucesso do passado jamais garantirá o futuro, mas diariamente temos que construir pequenos passos que nos levarão aos grandes desafios da vida. Se entre os passos que dermos viermos a cair, fomos nós os responsáveis por essa queda, teremos na próxima vez que ali passarmos identificá-la e usar de perspicácia para mudar de direcção.
Alcance os objectivos aprendendo com os seus erros, pois é o próprio individuo o único culpado pelo seu fracasso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário