quinta-feira, 14 de março de 2013

Igreja de Roma elege um Papa argentino

O novo Papa foi apresentado ao mundo nesta quarta-feira (13). Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco. Apesar do sobrenome, o pontífice é argentino e traz novas esperanças à América Latina, especialmente para o Brasil. No Amazonas, representantes da Igreja Católica comentaram a escolha do conclave de cardeais.
Segundo o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, o novo papa é comprometido com as causas da América Latina, é simples, anda de metrô e prepara a própria comida. "Ele caminha no meio do povo, visita as comunidades. É muito simples, um jesuíta e também um intelectual", afirmou.
Para o sacerdote, o pontífice "terá grandes desafios pela renovação da Igreja". "Eu acredito que é profético a gesto dele de escolher o nome Francisco. Ele vai explicar mais tarde porque escolheu esse nome, mas Francisco foi o grande reformador da Igreja no século 13. O caminho de Francisco foi o da pobreza, da simplicidade, da entrega total, da identificação com Cristo", disse.

Dom Sérgio Duarte Castriani afirmou que conheceu o novo papa há sete anos, na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, ou Conferência de Aparecida. Na ocasião, Jorge Mario Bergoglio foi presidente da comissão e relator do documento final do encontro. A conferência foi inaugurada pelo então Papa Bento XVI, em Aparecida, no dia 13 de maio e terminou no dia 31 de maio de 2007. A reunião encerrou com a aprovação de um documento que resume as conclusões dos bispos sobre a renovação das ações da Igreja Católica.
"Na conferência, ele se mostrou, em primeiro lugar, um homem de comunhão, de muita escuta. Ele recolhia tudo aquilo que os bispos presentes estavam dizendo", lembrou Dom Sérgio Castriani.

O arcebispo contou ainda que se encontrará com o novo papa no dia 29 de junho, quando Francisco I receberá o pálio (faixa que cobre os ombros) em cerimônia no Vaticano. No mesmo mês, Dom Sérgio terá uma audiência com o papa. "Conhecendo o Cardial, creio que ele vai perguntar sobre a Amazônia. Creio também que vai perguntar sobre Manaus", disse o arcebispo.

Para o bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio, o novo papa demonstra simplicidade. "Ele tem aspecto missionário. Na primeira aparição ele causou boa impressão por ser humilde e simples. Ele conhece a simplicidade e não tem ostentação. Segundo alguns, ele usa o transporte coletivo para se locomover em sua cidade, ou seja, é uma pessoa próxima do povo", disse.

Segundo Dom Mário, o Papa Francisco I reacende a esperança de colocar em prática acordos firmados no Conferência de Aparecida. "É um novo momento para a Igreja. No momento do discurso, ele disse que precisava das orações dos fiéis. Então, ele chamou todo mundo para ser corresponsável pelo trabalho dele", frisou.

O também bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Paschoalotto, ressaltou que a escolha de Jorge Mario Bergoglio representa maior abertura religiosa. "A igreja ultrapassou os limites do oceano com a escolha. Gostei muito, porque ele é preparado tanto intelectual como pastoralmente. O conclave também nos ensinou que é realmente o Espírito Santo quem conduz a Igreja", finalizou.

FONTE> G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário