quarta-feira, 25 de abril de 2012

Gingrich abandonará disputa por Presidência dos EUA na terça, diz TV

Newt Gingrich deve se retirar da disputa republicana à Presidência dos Estados Unidos, disseram pessoas familiares com a campanha na quarta-feira, um dia depois de Mitt Romney obter vitórias nas primárias de cinco Estados e confirmar sua liderança. Gingrich manterá suas paradas programadas na Carolina do Norte, esta semana, e abandonará a corrida na terça-feira, informou a Fox News. Ele deverá apoiar Romney, disse a rede de televisão.
Duas fontes republicanas confirmaram à Reuters que Gingrich planeja mesmo sair da disputa, mas não deram uma data.
O ex-presidente da Câmara dos Deputados norte-americana fez uma forte campanha em Delaware, um dos cinco Estados que realizaram primárias na terça, mas perdeu por quase 30 pontos percentuais.
"Não acho que podemos perder por 30 pontos em Dewalare e ficarmos satisfeitos com isso", disse o ex-congressista Bob Walker, assessor de Gingrich, na terça-feira, antes do fechamento da votação.
INSISTÊNCIA
Apesar da série de derrotas desde a vitória de Gingrich na primária da Carolina do Sul em janeiro, o ex-presidente da Câmara havia prometido permanecer na corrida até a convenção do partido no final de agosto.
A saída dele abre o caminho para Romney se declarar não oficialmente como o candidato republicano na eleição em novembro, colocando fim a uma campanha amarga.
Gingrich, que já foi o republicano mais poderoso dos EUA durante a sua liderança da Casa nos anos 1990, terminou em primeiro lugar em apenas dois dos 36 Estados que já realizaram votações para a disputa presidencial de 2012.
Durante a campanha, a disposição de Gingrich pareceu pairar acima de seus resultados. Em um debate em fevereiro, Gingrich, conhecido por suas respostas sarcásticas aos opositores e à mídia, escolheu uma palavra para se descrever: "Animado". (FOLHA DE SP 25.4.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário