terça-feira, 10 de abril de 2012

Manuela D'Ávila lidera pesquisa para Prefeitura de Porto Alegre

A deputada federal Manuela D'Ávila, pré-candidata do PC do B à Prefeitura de Porto Alegre, aparece em primeiro lugar em pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope nesta segunda-feira (9).
No primeiro cenário considerado, que inclui sete pré-candidatos, a deputada tem 37% das intenções de voto e o atual prefeito da capital gaúcha, José Fortunati (PDT), 28%.
Em terceiro lugar, aparece o deputado estadual Paulo Borges (DEM), com 6%. Já o deputado estadual Adão Villaverde, pré-candidato do PT --partido do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro--, obteve apenas 2%. Indecisos, brancos e nulos somaram 18%.
A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e ouviu 602 eleitores de Porto Alegre entre 29 de março e 1º de abril.
Em outros três cenários sugeridos pelo Ibope, a candidata do PC do B mantém a liderança com, no mínimo, 36% das intenções de voto. Fortunati chega a, no máximo, 29% nos outros cenários. O candidato petista não passa dos 3%.
Também foi perguntado aos entrevistados em quem eles votariam num eventual segundo turno entre a deputada e o atual prefeito. Nesse caso, Manuela D'Ávila obteria 43% e Fortunati, 38%, o que configura um empate técnico.
A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS e está registrada no TRE-RS com o número 00006/2012.
Os eleitores ouvidos pelo Ibope também avaliaram o atual prefeito. A administração de Fortunati é aprovada por 72% dos entrevistados. O pré-candidato à reeleição é desaprovado por 24%. Outros 4% não souberam ou não quiseram responder.
Manuela D'Ávila tem origem política no movimento estudantil e foi eleita a mais jovem vereadora de Porto Alegre em 2004, com 23 anos.
Em 2006 e em 2010, foi eleita a deputada federal mais votada do Rio Grande do Sul. (Folha de SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário