A avaliação positiva do presidente Hugo Chávez cresceu 14 pontos percentuais em um ano. Seis de cada 10 venezuelanos consideram excelente, boa e regular sua gestão, informou nesta quarta-feira (2) Oscar Schemel, presidente do instituto de pesquisas Hinterlaces.
Em entrevista no programa de TV matutino “Toda Venezuela”, o analista expressou que educação, habitação e política externa figuram entre os principais aspectos considerados pela população como excelentes no mandato de Chávez, o que, em sua opinião, posiciona-o como a primeira opção na atualidade para ganhar as eleições de 7 de outubro de 2012.
Para o analista, os dados da pesquisa mostram que Chávez é reconhecido como um líder carismático, considerado pelos venezuelanos como amigo, além de sua representação como presidente.
Para Schemel, o chefe de Estado tem obtido um crescente grau de aceitação e admiração por seu humanismo e amor aos pobres.
Igualmente, o titular de Hinterlaces disse que o mandatário tem a vantagem na disputa eleitoral de 2012, também porque a oposição não tem conseguido transmitir uma mensagem clara e forte às massas.
Ainda segundo a opinião de Schemel, a sociedade venezuelana vive atualmente mudanças culturais profundas e destacou que uma das principais falhas da direita consiste em não entender esse fenômeno.
Outros resultados do instituto de pesquisas GIS-XXI dão ao mandatário 61,4% de apoio à sua gestão, a mais alta desde que ganhou as eleições presidenciais de 2006, e uma intenção de voto atual de 58%, contra 26% que, segundo o instituto, somam todos os candidatos opositores juntos.
Prensa Latina / Vermelho.org / Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário