quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Zé Dirceu "Quem vai investigar o MP de São Paulo e do Brasil? "

Quem vai investigar o Ministério Público (MP), os estaduais e o federal? Sim, porque é chocante, uma aberração, escandaloso, para dizer o minimo, a atuação do MP que sai das páginas do relatório feito e publicado pela Folha de s.Paulo - e, por enquanto, só sobre a Promotoria paulista!

A investigação sobre o trabalho de promotores e procuradores de Justiça do Estado feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aponta, nada mais, nada menos que lentidão e desvios nesta Promotoria de São Paulo, desperdício de verbas, licitações suspeitas e atraso nas apurações, dentre outros problemas.

Na investigação, a equipe do CNMP constatou que 63 procuradores dentre os 240 pesquisados, estavam com serviço atrasado e que juntos eles acumulam 1.553 processos com prazos acima do previsto em norma. O relatório informa, ainda, que o MP-SP fracionou uma licitação para compra de alimentos, um expediente utilizado para fugir das regras mais rígidas previstas para as concorrências públicas. Efetuou, ainda, a compra de duas meses iguais, uma delas por preço 30% superior ao da outra.

Controle externo já para o Ministerio Publico!

O Ministério Público de São Paulo informou a Folha de S.Paulo que sua Corregedoria-Geral instaurou procedimento para apurar os atrasos nos trabalhos e justificou que os processos estão parados devido ao excesso de trabalho.

Há muito tempo estamos perguntando porque o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não controla os ministérios públicos estaduais e o Federal. Já passa da hora desta providência ser adotada. Basta ver o escândalo escancarado por esta simples auditoria no MP de São Paulo.

E esta resposta do MP-SP não satisfaz, não convence e não justifica nada. Parece uma piada. É como entregar o galinheiro para a raposa cuidar. Essas corregedorias-gerais são, na verdade, uma forma de corporativismo. Controle externo já para o Ministerio Publico! Com a palavra os deputados e senadores.
(Foto: Google Imagens // Notícia: Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário