terça-feira, 23 de agosto de 2011

Combate ao Racismo apresenta emendas ao Estatuto do PT


Secretaria nacional quer aprofundar o debate sobre racismo


Para contribuir com a reforma estatutária que vem sendo discutida no Partido, a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, apresentou as propostas de emendas aprovadas pelo Coletivo Nacional, a serem discutidas no 4º Congresso, que será realizado em Setembro.
Entre as propostas apresentadas consta a que estabelece que o partido deve aprofundar o debate sobre racismo institucional como subsídio e orientação política para o conjunto dos dirigentes e da militância política. Outra proposta determina que 50% dos integrantes de todas as instâncias, delegações e comissões do Partido deverão ser de mulheres. Sendo assegurada em 50% a transversalidade com recorte étnico racial, conforme dados do IBGE relacionados à população negra no Brasil. 
Para Cida Abreu, Secretária Nacional de Combate ao Racismo, a Reforma Estatutária do PT representa a necessidade de aprofundar e qualificar a democracia interna do partido, ampliando a compreensão sobre temas em pauta na sociedade brasileira como o avanço da luta anti-racismo e da efetiva promoção de igualdade racial no país.
Cida destaca que “afirmar o papel da militância negra petista nessa tarefa deve estar refletida na formatação de um novo Estatuto do Partido dos Trabalhadores”.
SNCR/PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário