terça-feira, 30 de agosto de 2011

Márcio Marinho fala ao novo site do PRB nacional


Brasília - O deputado federal Márcio Marinho, presidente do PRB na Bahia, revela como o partido está se preparando para as eleições de 2012 no estado. Nesta entrevista, ele também faz uma rápida análise da atual administração de Salvador, evidenciando importantes pontos como saúde pública, educação e a preparação para a Copa do Mundo de 2014. O parlamentar, que já foi escolhido para disputar o cargo de prefeito da capital baiana, também destaca algumas iniciativas de sua atuação parlamentar.
1) Deputado Márcio Marinho, como presidente do partido na Bahia, em sua opinião, como o PRB está se preparando para as eleições de 2012?
Márcio Marinho - O PRB baiano está em 305 municípios, elegeu 74 vereadores, dois prefeitos e três vice-prefeitos. Temos dois deputados federais e dois estaduais. A Bahia destaca-se no cenário nacional como o estado que o partido atingiu o maior crescimento em número de filiados: Somos 35.145 filiados. No último pleito, o PRB cresceu muito mais e alcançou destaque e visibilidade entre os principais partidos do País, alcançando inclusive espaço político no governo estadual. O partido continua crescendo e temos trabalhado com o foco em concorremos nas eleições majoritárias na maior quantidade possível de municípios. No dia 22 de junho tive a honra de ser escolhido para disputar a Prefeitura de Salvador pelo PRB e não será diferente em outros municípios. Temos candidatos fortes e estamos fortalecendo nossa base.
2) Já existe uma estimativa do número de cidades baianas nas quais o PRB disputará o cargo de prefeito?
Márcio Marinho - Como falei anteriormente estamos trabalhando para o maior número possível de municípios, mas ainda é cedo, embora as articulações já tenham começado. Qualquer afirmação em números, nesse momento, é incerto.
3) Como está a atual administração de Salvador?
Márcio Marinho - A cidade tem passado por graves problemas e a população tem sofrido muito. Não tenho nada contra o atual prefeito, João Henrique, mas tudo o que está faltando de fato em Salvador é Administração. A crise que hoje a prefeitura está imersa foi resultado de sucessivos erros administrativos, ou melhor, falta de um plano eficaz de administração.
4) A população da capital encontra apoio do governo municipal para resolver os seus problemas?
Márcio Marinho - Vou responder a sua pergunta apresentando um pequeno resumo da Saúde e da Educação que considero principais. A Saúde não tem atendido os soteropolitanos como lhe é de direito. Nos postos de saúde faltam condições mínimas de atendimento, equipamentos, remédios e até mesmo profissionais, que muitas vezes só encontram nas greves constantes a forma de serem ouvidos. A Educação é precária. Definitivamente a Educação não tem sido entendida pela atual administração como o ponto de partida para um futuro promissor. Nossa realidade é professores mal remunerados, falta de estrutura nas escolas, merendas e incentivos. A Educação nunca foi prioridade.
5) A cidade de Salvador está se preparando corretamente para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014?
Márcio Marinho - Muitos impasses ainda precisam ser resolvidos. Acho que muitas coisas são realizadas de modo atabalhoado e o resultado são obras inacabadas que poderiam estar beneficiando o povo, a exemplo do metrô. Um dos grandes impasses com relação à Copa de 2014 é o plano de mobilidade urbana que será implantado. Essa semana, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, em entrevista, disse que a orientação da presidente Dilma é que a “Matriz de Responsabilidade” não seja alterada. Muitas conversas, muitas pesquisas, mas, até hoje, nada de concreto, e o tempo está passando. O que me deixa bastante preocupado é o fato das análises estarem sendo feitas apenas com vistas na Copa. Os soteropolitanos continuarão na cidade. Dessa forma, seja veículo leve sobre trilhos (VLT), monotrilhos, trânsito rápido de autocarros/ônibus (BRT, Bus Rapid Transit) ou qualquer outro, o que tem que ser pensado é num projeto que beneficie nossa população, não apenas um período. Eu particularmente sou a favor do BRT porque é rápido, e o mais viável economicamente, além de ter uma abrangência mais ampla, o que beneficiaria uma maior parcela da população.
6) Uma das propostas apresentadas em seu mandato como deputado federal é a que dispõe sobre o desconto a ser concedido pelos postos de serviços no preço dos combustíveis para o abastecimento a taxistas e caminhoneiros. Como isso funcionaria?
Márcio Marinho - Pela proposta, se for aprovada, todos os postos de serviço de fornecimento de combustíveis concederão descontos de 25% no preço dos combustíveis a serem fornecidos para abastecimento a taxistas e caminhoneiros autônomos. Propormos que o preço dos combustíveis fornecidos sejam reduzidos como forma de diminuir os gastos destes trabalhadores que se utilizam de seus veículos para exercer suas profissões.
7) Outra proposta sua garante direitos para alunos inadimplentes nos estabelecimentos de ensino privados. Quais seriam esses direitos?
Márcio Marinho - O projeto de lei proíbe a suspensão de provas e exames finais, a retenção de documentos escolares, incluindo o diploma de conclusão do curso e quaisquer outras penalidades de caráter pedagógico, a todo aluno que se encontrar inadimplente no último ano do curso nos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior privados no Brasil. A educação é um direito fundamental e os alunos não podem ser prejudicados por estarem inadimplentes, até porque a situação ocorre não por vontade do aluno, e, sim, por falta de recursos para arcar naquele momento com o valor das mensalidades.
8) O ex-presidente Lula sancionou, no ano passado, o Estatuto da Igualdade Racial. Esse documento já está plenamente regulamentado?
Márcio Marinho - Ainda não há regulamentação, o que temos no momento é a criação de um grupo de trabalho, pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), que tem por objetivo regulamentar esta lei. Mas temos que considerar a aprovação do estatuto como um avanço em nossa sociedade por estar reconhecendo os direitos daquelas pessoas que por tanto tempo sofreram discriminações.
Por David Telles
(Agência Unipress Internacional)
(www.prb10.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário