terça-feira, 23 de agosto de 2011

SESSÃO ESPECIAL PARA CONHECER, DEBATER E AVALIAR O COMBATE AO CRACK NO ESTADO DA BAHIA


Em 2010, no Brasil, o número de usuários de crack era de 1,2 milhão. A afirmação foi feita pelo especialista em tratamento de dependentes do crack, o psiquiatra Pablo Roing, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate a droga, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Devido à proporção do consumo da droga no país, a edição de 2011 do Relatório Mundial sobre Drogas, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) detectou que o Brasil é considerado a nação campeã em apreensão de crack entre os países das Américas.
Utilizado na década de 80, entre crianças e adolescentes em situação de rua, a droga saiu dos becos e vielas para atingir outras camadas da classe social; nos últimos anos, segundo dados da Associação Brasileira do Estudo do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), 40% dos usuários pertenciam à classe média.
Apesar do esforço do Governo Federal, através do Ministério da Justiça, que lançou em maio de 2010, o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, visando fortalecer outros projetos, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública; Polícia Federal; Secretaria Nacional Anti-Drogas, Ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia; Conselho Nacional de Justiça e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o crescimento vertiginoso do consumo da droga continua sendo um dos principais desafios dos governos, tanto no âmbito federal, quanto estadual e municipal.  
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em 2009, 85% dos crimes registrados no estado tinham relação com o crack.
Por causa da dependência que provoca ao usuário, o crack além de ser avaliado como um problema social, também passou a ser encarado como uma questão de saúde pública.  
Segundo dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), pelo menos, 200 milhões de pessoas em todo o mundo fazem uso de drogas ilícitas. Destes, 100 milhões fazem uso regularmente.
Visando ampliar a discussão sobre o combate e prevenção da droga, no dia 25 de agosto acontecerá a Sessão Especial para Conhecer, Debater e Avaliar o Combate ao Crack no Estado. Proposta pelo deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), o evento irá reunir representantes dos órgãos públicos e entidades ligadas à questão, como à Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), Ministério Público (MP), Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), entre outras instituições, objetivando avaliar os “Programas de Controle e Combate ao Crack e outras Drogas Associadas no Estado”.
Para o autor da iniciativa, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), o evento é a “garantia do dever do Estado em assegurar o direito à saúde através de políticas sociais”.
Em 2010, o deputado, na época vereador de Salvador, apresentou o Projeto de Indicação n° 231/2010, pedindo ao Governo do Estado a criação do "Centro de Recuperação para Usuários de Drogas Ilícitas do Estado", cujo principal objetivo era oferecer tratamento adequado para os dependentes químicos na Bahia.

SOBRE O CRACK

Feita a partir da mistura da cocaína com bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, a droga pode provocar alguns efeitos psicológicos, a exemplo da euforia, alucinações, paranoia, sensação de poder e aumento da autoestima. Como seu efeito é rápido, entre três a dez minutos, em relação às outras drogas, a dependência química para os usuários do crack acaba sendo muito mais rápida e devastadora.  

:: SERVIÇO::
O QUÊ: Sessão Especial de para conhecer, debater e avaliar o combate ao crack no estado da Bahia
QUANDO: 25 de agosto
HORÁRIO: 14h30
ONDE: Plenário da Assembleia Legislativa (ALBA). Endereço: 1ª Avenida, nº 130, Centro Administrativo da Bahia- CAB
Mais informações: Daiane Baruque (assessora de imprensa). Telefones: (71) 3115-5414/ 8651-5741/ 9182-2107, ou pelo email: imprensa.sidelvan@hotmail.com.

COLABORAÇÃO: ASCOM SILDEVAN NÓBREGA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário