quinta-feira, 18 de agosto de 2011

JPT lança nota de apoio à luta dos estudantes do Chile


Nota de solidariedade à luta dos estudantes Chilenos


Nos últimos dias, os estudantes chilenos estão indo às ruas lutar em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
 
Desafiando a autoritária decisão do governo direitista de Sebastián Piñera, de proibir e reprimir a realização de manifestações, os estudantes cumprem seu papel seguindo mobilizados e não se curvando. A brutal repressão resultou na prisão de mais de 800 estudantes e muitos feridos.
 
Estas mobilizações não foram atos isolados, mas parte de um processo de mobilização nacional organizado pela Confederação de Estudantes do Chile, pelo Sindicato Nacional dos Professores (chamado Colégio de Professores do Chile), pelos sindicatos e grêmios estudantis secundaristas e diversas outras organizações e movimentos sociais.
 
A sociedade chilena está mobilizada em todo o país, e a unidade destes movimentos ocorre em defesa de uma ampla reforma no sistema educacional do Chile, que deve incluir o aumento dos investimentos do Estado no setor, ampliação da assistência estudantil e o direito à livre organização e associação de estudantes e trabalhadores da educação.
 
A juventude do PT se solidariza com os estudantes chilenos em luta e se soma a reivindicação pela imediata libertação dos presos políticos. É inadmissível que um país que se diz democrático trate mobilizações sociais legítimas desta forma.
 
Nós brasileiros, unidos sob o mesmo sentimento de luta pela conquista de direitos sociais e pela emancipação dos povos em nosso continente, desejamos aos estudantes e professores chilenos muitas vitórias, mas, sobretudo, que a luta seja capaz de nos unir cada vez mais em torno de um ideal maior: o de uma Unidade Popular de toda a América Latina.
 
Direção Nacional da Juventude do PT
Brasil, Agosto de 2011

(FONTE: JPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário