terça-feira, 30 de agosto de 2011

Estudantes da UFRJ protestam e emitem nota de repúdio

www.alojamentoufrj.blogspot.com

Se não tiver DEMOCRACIA eu vou morar na reitoria!


Nós, estudantes moradores do Alojamento da UFRJ reunidos em assembléia no dia 18 de Agosto de 2011, viemos a público denunciar os atuais desmandos da atual direção do Alojamento Estudantil que conta com o apoio da Divisão de Assistência ao Estudantes - DAE e da recém-criada Superintendência de Assuntos Estudantis da UFRJ implementada este ano.
A Universidade brasileira sempre carregou em si as marcas da nossa sociedade: extremamente segregacionista, racista, elitista e antidemocrática, voltada para defender os interesses dos de cima, em detrimento de uma universidade vinculada às necessidades do nosso país, ou melhor, voltada para pensar os problemas do povo brasileiro.
Depois da saída da ultima diretora, que ficou no cargo por 20 anos, tomou posse uma direção que nos trouxe novas expectativas. Esperávamos que aquilo que experimentamos durantes anos fosse afastado do Alojamento. Ou seja, as decisões antidemocráticas, verticalizadas, sem a participação dos estudantes. Esperávamos que o Regimento Interno construído no último ano fosse colocado em prática. Neste caso o Alojamento seria administrado por um conselho e não por uma direção, como está expresso em vários cartazes espalhados pelo Alojamento. Todos os cartazes são assinados como “O Diretor da Residência Estudantil” e não como Conselho Administrativo da Residencia Estudantil – CONARE. Ou seja, mundanos para continuar como estávamos.
As decisões que forem tomadas desrespeitando o CONARE não serão reconhecidas. A Assembléia de Estudantes fará quantas denúncias públicas forem necessárias para que possamos avançar rumo uma GESTÃO DEMOCRÁTICA com tomadas de decisões horizontais.
O fechamento da sala de estudo, as mudanças do lanche do Alojamento, o recadastramento dos estudantes de maneira arbitrária, o desrespeito a cultura popular como a retirada das garrafas dos alunos, a realização do CONARE sem prévia divulgação das pautas e horários, fiscalização da lista de e_mail da assembleia através de alunos pelegos são algumas das medidas autoritárias e antidemocrática.
Repudiamos estas atitudes policialescas, antidemocráticas e de ataque a autonomia do movimento estudantil, que certamente inspiraria suspiros nostálgicos nos generais da Ditadura Militar.
Para não dizer que não falei de flores ...não temos nada ainda a dizer sobre flores!
Chamamos todos os estudantes a repudia qualquer decisão tomada de maneira vertical sem consulta ao estudantes através do CONARE.

Assembléia dos Estudantes da Residência Estudantil da UFRJ
18 de Agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário