terça-feira, 16 de agosto de 2011

Moradores do Subúrbio denunciam precariedade do transporte em audiência


Fotos Sérgio Batista
 
Na manha deste sábado (13), moradores e lideranças comunitárias de vários bairros do subúrbio ferroviário, presentes, a audiência publica promovida pela vereadora de Salvador Vânia Galvão (PT).
Com representes de órgãos da Setin, Sucop, Conder, Limpurb Embasa Correios e da Coelba, no auditório da escola estadual Linde Berg Cardoso no bairro do Rio Sena, com objetivo de debater e apontar soluções para as demandas da comunidade.
Denunciaram de forma contundente a falta de investimento dos poder público em investimento de infraestura, segurança, educação e moradia na região suburbana, com destaques para o transporte publico e saúde.
Segundo relato da moradora do bairro do Rio Sena Cristiane Santos a carência de linhas de ônibus, é tão grande, que a comunidade fica cerca de duas horas esperando um ônibus para se deslocar do bairro ao centro da cidade ou outra região da capital. Pois só há duas linhas de ônibus (Lapa e Ribeira),tendo que caminhar,ate avenida suburbana para pegar,outro ônibus com destino aos bairros da Barra,Pituba,Ondina Rodoviária por exemplo.
Para Arnaldo Anselmo líder comunitário do bairro de Nova Constituinte que disse de forma irônica ao falar, que a situação do transporte no subúrbio não é ¨privilegio¨ de um só bairro,pois há pouco tempo esteve em uma reunião com representantes das empresas de ônibus e a Secretaria de Transporte e Infraestrutura ( Setin ),solicitando a implantação de uma linha de ônibus na comunidade.
Já que a única opção de transporte era um topic do sistema de transporte alternativo que fazia o percurso do bairro ate a Baixa do Fiscal, retirada pela prefeitura. Anselmo disse que se suspendeu com a reposta da empresa,que primeiro alegou números de ¨quebras molas ¨ nas ruas do bairro e depois a falta de segurança.

O que levou o líder perguntar a vereadora se quem manda em Salvador, a prefeitura ou Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps).já que existe mais de 34 mil pessoas aguardando uma posição da prefeitura .Para Vânia Galvão é evidente que o sistema de transporte rodoviário em Salvador não atende as necessidades do povo de salvador, principalmente no subúrbio onde é precário a oferta de serviços oferecidos pelas empresas,que percebe na administração municipal falta de vontade de encarar o problema.
Sendo necessários buscar alternativas de transportes com a reestruturação dos trens,a integração do subúrbio na discussão do modal,que tipo de transporte queremos para região já que o atual não consegue resolver a demanda. Propondo assim uma audiência publica para debater o modal para o subúrbio. (FONTE: Blog Sempre Na Luta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário