quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A pedido de deputado Sidelvan Nóbrega ALBA realiza sessão sobre o crack


Sessão Especial para debater e avaliar o combate ao crack na Bahia
 
Em 2010, no Brasil, o número de usuários de crack era de 1,2 milhão. A afirmação foi feita pelo especialista em tratamento de dependentes do crack, o psiquiatra Pablo Roing, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate a droga, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Devido à proporção do consumo da droga no país, a edição de 2011 do Relatório Mundial sobre Drogas, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) detectou que o Brasil é considerado a nação campeã em apreensão de crack entre os países das Américas.
Utilizado na década de 80, entre crianças e adolescentes em situação de rua, o crack saiu dos becos e vielas para atingir outras camadas da classe social; nos últimos anos, segundo dados da Associação Brasileira do Estudo do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), 40% dos usuários pertencem à classe média.
Apesar do esforço do Governo Federal, através do Ministério da Justiça, que lançou em maio de 2010, o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, que visa fortalecer outros projetos, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública; Polícia Federal; Secretaria Nacional Anti-Drogas, Ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia; Conselho Nacional de Justiça e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o crescimento vertiginoso do consumo da droga continua sendo um dos principais desafios dos governos, tanto no âmbito federal, quanto estadual e municipal.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em 2009, 85% dos crimes registrados no estado tinham ligação com o crack. Além de ser considerado um problema social, a droga também passou a ser encarada como uma questão de saúde pública, pois segundo dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), os usuários de crack são mais vulneráveis à infecção pelo vírus da Aids, vez que, mantém relações sexuais sem proteção, ou até mesmo trocam sexo por drogas.
Ainda segundo dados do CEBRID, pelo menos, 200 milhões de pessoas em todo o mundo fazem uso de drogas ilícitas. Destes, 100 milhões fazem uso regularmente. Visando ampliar a discussão sobre o combate e prevenção da droga, no dia 25 de agosto acontecerá a Sessão Especial para Conhecer, Debater e Avaliar o Combate ao Crack no Estado.
Proposta pelo deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), o evento irá reunir representantes dos órgãos públicos e entidades ligadas à questão, como à Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), Ministério Público (MP), Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), entre outras instituições, com a finalidade de avaliar “Programas de Controle e Combate ao Crack e outras Drogas Associadas”. Segue em anexo, programação geral do evento.
Para o autor do requerimento 7.279/2011 que deu origem à Sessão, o evento é a “garantia do dever do Estado em assegurar o direito à saúde através de políticas sociais”.
Em 2010, o deputado, na época vereador de Salvador, apresentou um Projeto de Indicação, sob o n° 231/2010, pedindo ao Governo do Estado a criação do "Centro de Recuperação para Usuários de Drogas Ilícitas do Estado", cujo principal objetivo é oferecer tratamento adequado para os dependentes químicos.
SOBRE O CRACK
Droga feita a partir da mistura da cocaína com bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada. Os efeitos psicológicos provocados pela droga podem ser: euforia, alucinações, paranoia, sensação de poder e aumento da autoestima. Como seu efeito é rápido, entre três a dez minutos, o usuário acaba gerando uma dependência muito mais rápida do que em relação às outras drogas. Como age diretamente no sistema nervoso, o crack pode provocar aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental.
:: SERVIÇO::
O QUÊ: Sessão Especial de para conhecer, debater e avaliar o combate ao crack no estado da Bahia 
QUANDO: 25 de agosto
HORÁRIO: 14h30
ONDE: Plenário da Assembleia Legislativa (ALBA). Endereço: 1ª Avenida, nº 130, Centro Administrativo da Bahia- CAB
Mais informações: Daiane Baruque (Assessora de imprensa). Contatos: (71) 8651-5741/ 3115-5414, ou pelo email imprensa.sidelvan@hotmail.com. (Site Deputado Estadual Sidelvan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário