quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Valmir Assunção participa de fórum sobre drogas


Mandato de Valmir participa do I Fórum Regional sobre Drogas na UFRB

Em meio aos festejos da Boa Morte, em Cachoeira, ocorreu nessa segunda-feira, 15, o I Fórum Regional sobre Drogas na UFRB. O evento lançou o Centro Regional de Referência para Educação Permanente em Álcool, Crack e outras Drogas (CRR) do Recôncavo, e contou com a participação de representantes da SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da Gerência Estadual de Atenção ao Usuário de Drogas do Estado de Pernambuco, além de representantes de secretarias municipais de saúde da região, profissionais e estudantes.

O lançamento dos CRRs fazem parte de um edital da SENAD para as universidades públicas brasileiras e a Bahia foi contemplada ainda com centros na UFBA, UNEB e UESC que no primeiro momento oferecerão cursos de capacitação para gestores e profissionais de saúde, de acordo com o conteúdo do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack da presidência da república. O plano prevê a ampliação da rede pública de atenção a usuários/as de crack e outras drogas, com investimentos em leitos, consultórios de rua, casas de acolhimento transitório, e a preparação de profissionais para atuarem nessa rede de serviços é fundamental. No entendimento da SENAD é fundamental o investimento em políticas de redução de danos para usuários/as de drogas em conjunto com políticas de autonomia econômica, combate à evasão escolar, acesso a cultura e esportes, e divulgação de informação qualificada sobre o uso e abuso de drogas, que devem também fazer parte das ações dos CRRs. O representante da SENAD, Vladimir Stempliuk, ratificou a discordância da secretaria com as ações de internação compulsória de usuários/as de crack colocada em curso pelos governos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O mandato do deputado federal Valmir Assunção participou da atividade integralmente fazendo parte das principais discussões durante o fórum e apresentando-se enquanto instrumento para a promoção de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de usuários/as de drogas e seus familiares e ações que visem alterar radicalmente o quadro de encarceramento em massa e violência cotidiana a qual está exposta sobretudo a juventude negra em função da ineficácia do combate às drogas enquanto política pública de segurança, cidadania e saúde. Além disso, o mandato apresentou-se para o conjunto de representantes para construir novas ações com os CRRs das universidades baianas.
Salvador, 16 de agosto de 2011. (ASCOM MANDATO DEPUTADO FEDERAL VALMIR ASSUNÇÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário