Nos dias 1º e 2 de outubro acontece o II Congresso Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), e a juventude baiana já começou a construir o processo de organização do Congresso, que fará um balanço das principais conquistas da juventude petista no estado.
Para falar mais sobre a mobilização da juventude petista baiana e sobre o congresso, confira a entrevista com a secretária de Juventude do PT da Bahia, Poliana Rebouças.
Quais os objetivos do II Congresso JPT e como estão os preparativos para o evento?
Estamos dando inicio ao processo de organização do II Congresso da Juventude do PT. Este congresso irá fazer o balanço sobre todas as conquistas que a juventude do nosso partido obteve no último período, desde o seu primeiro congresso, que foram inúmeras.
À frente da secretaria de Juventude do PT baiano, qual o balanço que você faz dos avanços e principais conquistas nos últimos tempos?
Conseguimos dar organicidade à muitos jovens filiados/as, conseguimos construir nossas ações internamente ao partido participando das instâncias decisórias, incidindo sobre os rumos das ações e fundamentalmente construindo estas ações na base do partido e da sociedade. Realizamos o I Ciclo de Formação Política para a Juventude, reunindo centenas de jovens e militantes históricos em torno de discussões sobre o Socialismo e o Partido. Fizemos Plenárias e Encontros Estaduais de Juventude, mobilizando jovens de todo o estado. Protagonizamos, junto com outros coletivos de juventude, a primeira Conferência de Juventude do Governo, criamos Conselho de Juventude do nosso estado e em várias cidades, construímos o Plano de Políticas Públicas para a Juventude, desenvolvemos ações em programas como os Jovens Baianos, o Trilha, o Pro-Jovem, o Herdeiros da Terra, entre outros.
Como se dá o processo de mobilização da Juventude petista e as principais atividades desenvolvidas?
Mobilizamos muitos jovens em lutas políticas fundamentais, construindo um movimento estudantil combativo na UNE, na UEB e em todos os DCE"s, CA"s e DA"s onde estamos.
Construímos ocupações de terra, lutamos nos sindicatos por melhores condições de trabalho, estamos nas Marchas em favor dos direitos aos LGBT"s, nas Marchas pela Liberdade de Expressão, nas Marchas Anti-proibicionistas, nas mobilizações contra o extermínio da juventude negra, combatendo atitudes machistas e racistas e contribuindo para que outra cultura, que liberte e emancipe nosso povo, seja base da sociedade que queremos e pela qual muitos antes desta geração também lutaram.
Construímos ocupações de terra, lutamos nos sindicatos por melhores condições de trabalho, estamos nas Marchas em favor dos direitos aos LGBT"s, nas Marchas pela Liberdade de Expressão, nas Marchas Anti-proibicionistas, nas mobilizações contra o extermínio da juventude negra, combatendo atitudes machistas e racistas e contribuindo para que outra cultura, que liberte e emancipe nosso povo, seja base da sociedade que queremos e pela qual muitos antes desta geração também lutaram.
Qual a influência da Juventude JPT no processo de construção das políticas públicas voltadas para segmento no estado?
Participamos, desde sempre, e agora talvez com uma maior organização, de todas as campanhas eleitorais com toda disposição, energia e força. No nosso estado, ajudamos a eleger vereadores/as e prefeitos/as, participamos ativamente da construção das duas vitórias consecutivas do Governador Jacques Wagner através das Caravanas de Juventude que passaram por grande parte dos municípios baianos. Também fomos eleitos, mostrando que temos total condição de sermos representantes da população em qualquer espaço e o que determina isso são nossas ideias e não a nossa idade.
Quais as demandas que a juventude baiana levará do Congresso da Juventude do PT para II Conferência Nacional de Juventude?
A Juventude do PT tem protagonizado as ações no que diz respeito à formulação de PPJs e na coordenação de programas voltados para a Juventude. O Congresso Estadual da JPT pretende realizar um encontro de jovens que estão na base destas políticas na Bahia, bem como gestores/as das PPJs, discutindo não apenas os rumos e organização partidária, bem como a necessidade de um maior aprofundamento e alargamento das políticas públicas, alcançando e beneficiando ainda mais jovens no estado.
Deixe uma mensagem para a militância?
Solicitamos a contribuição de todos (as) para a construção dos congressos municipais em todo o estado. É fundamental que todos (as) os dirigentes regionais, municipais, vereadores/as, prefeitos/as, vices se envolvam nesta construção, chamando os jovens filiados do PT do seu município a participarem desta mobilização. Vamos construir o maior número de congressos municipais que conseguirmos e o maior congresso estadual do país, trazendo e empoderando jovens para as batalhas que estaremos envolvidos no próximo período e para a alegria das vitórias que colheremos em todos os processos. (PT Bahia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário