segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Abuso em presídio no Pará

Adolescente diz ter sofrido violência sexual em penitenciária do Pará. Superintendente e diretor da unidade foram afastados devido ao escândalo
Da redação
redacao@folhauniversal.com.br


A denúncia de abusos sexuais em uma unidade prisional no Pará, feita por uma adolescente de 14 anos, provocou o afastamento do superintendente do sistema penal do estado, Francisco Mota Bernardes. “Ele não foi ágil em tomar providências quando tomou conhecimento das irregularidades na Colônia Penal”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Pará, Luiz Fernandes Rocha.

A garota afirmou à Polícia Civil ter sofrido seguidos abusos sexuais na unidade prisional Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no município de Santa Izabel do Pará, a 38 quilômetros da capital, Belém. Além do superintendente, também foi afastado o diretor da instituição penal, Andrés de Albuquerque Nunes, e foram exonerados por negligência outros 20 funcionários que estavam no local quando os supostos abusos aconteceram. Em depoimento realizado no último dia 17, a menina contou ter sido aliciada ainda em Belém e levada ao município vizinho por uma mulher chamada Ane, que lhe prometeu dinheiro.

Segundo o delegado Fabiano Amazonas, da Divisão de Atendimento ao Adolescente da Polícia Civil, a garota disse ter ficado alojada em uma área adjacente à penitenciária e que por 3 ou 4 noites seguidas foi obrigada a entrar para ser abusada por detentos. Ela teria dividido a casa com duas meninas, também vítimas. (Folha Universal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário