segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Carta de repúdio do Celetivo CORPHUS ao governo de Minas Gerais (greve na educação)

Nós, do Coletivo Popular Universitário de Gênero e Sexualidades- CORPHUS, da Universidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus X, vimos expressar veementemente repúdio a forma arbitrária e violenta com que o governo de Minas Gerais, através da PM, respondeu a uma manifestação legítima de trabalhadores (as) e estudantes contra o sucateamento da educação pública neste estado. Esta violência não é um caso isolado, faz parte de uma persistente ofensiva contra a ação coletiva dos (as) estudantes, dos trabalhadores e trabalhadoras e das lutas sociais.
A resposta do governador Anastasia é histórica: tratar uma manifestação da questão social como caso de polícia. Ao invés de sentar e negociar com o movimento coloca a tropa de choque nas ruas criminalizando cada vez mais aqueles que vivem do trabalho e constroem uma educação pública gratuita de qualidade no estado de Minas Gerais.
Repudiamos a forma perversa como estudantes, trabalhadores estão sendo tratados (as) neste estado. E exigimos que estas ações cometidas sejam, imediatamente, apuradas e que os culpados sejam punidos nos termos da lei, que garante ao cidadão seu direito a manifestação.
Repudiamos, particularmente, as ações da PM sofridas por estudantes e professores (as) - que foram duramente agredidos (as) por policiais no dia 12/09.O grau de abuso de poder e excesso de violência foi visível.
Empenhamos nossa total solidariedade e apoio ao movimento dos (as) professores (as) e Estudantes de Minas Gerais. Mais uma vez, enfatizamos nosso repúdio a toda forma de violência, mas principalmente a efetivada por agentes do Estado. Assim, exigimos que os atos cometidos sejam apurados imediata e rigorosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário