quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Juventude agora - por Alfredo Santana*

(PRB Nacional)
A juventude é um período de transição e alcance da maturidade. É quando surgem ideias revolucionárias, de visões modernas, com resultados impressionantes. Ao longo dos anos, temos visto jovens se mobilizando em grande número para construir um futuro melhor.

No entanto, muitos ainda estão ociosos esperando por algo diferente do que lhes prometem os doutores do marxismo ou do liberalismo. A juventude não crê nas promessas provenientes de tantas gerações, ela espera pelo hoje. Trata-se da formação de jovens imediatistas que estão sempre dispostos a ocupar o tempo livre e gozar dos prazeres momentâneos; diferente de tempos atrás.

Creio que a incapacidade de esperar traz o sentimento de angústia, o que podemos definir como falta de esperança, o que os reduz ao tempo presente. Creio também que o futuro é a continuidade pessoal e histórica. E talvez por ficarem ociosos se entreguem às facilidades da vida.

Por isso, investir na juventude de ontem vai trazer a juventude de hoje. E mesmo com a dubiedade, devemos pensar em formas de inseri-los na politização hoje. Jovens que são participativos neste cenário são capazes de reivindicar seus direitos e reconhecer seus deveres.

*Alfredo Santana é vereador pelo PRB em Recife, capital de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário