segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Deputados Márcio Marinho e José de Arimatéia participam de evento contra as drogas

Arimatéia participa de evento contra as drogas
Mesmo com a chuva, milhares de pessoas compareceram no último sábado (3) ao estádio Pituaçu, para acompanhar o evento de conscientização “Driblando o Crack”, promovido pelo Grupo Força Jovem e idealizado há mais de 20 anos pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O projeto que atualmente cuida de 50 mil adolescentes na Bahia contou com a participação de caravanas vindas de vários municípios do estado a exemplo de Feira de Santana, Mar Grande e Camaçari.
A ocasião contou com a participação do Deputado Estadual, José de Arimatéia (PRB), que acompanhou o evento desde a execução do hino nacional até o final da partida do futebol beneficente, realizado no encontro entre “Amigos do Força Jovem X Amigos do Bocão”.
"A força jovem está de parabéns porque conseguiu reunir hoje milhares de pessoas, muitas até já reabilitadas. Precisamos agir para que a droga não chegue nas mãos das crianças.Para isso, devemos combater os fornecedores de crack em todo o estado da Bahia”, opinou Arimatéia.
De acordo com um dos coordenadores do projeto, Kleber Pinheiro, os jovens são agraciados com cursos de idioma e pré-vestibular, oficinas de costura, canto, arte, cultura e esporte, além de aula de telemarketing, que possibilita a inserção do jovem no mercado de trabalho. “O mais interessante é ver esses adolescentes galgando até descobrir o seu verdadeiro talento porque toda pessoa tem o seu. Aqui estamos acabando com a ociosidade dessas crianças que muitas delas entraram no mundo das drogas por falta de oportunidade e ainda mostramos o quanto a droga é devastadora”, explicou.
A vereadora Tia Eron (PRB), relatou que, as ações contra as drogas estão muito tímidas mais focadas em outdoor e busdoor, movimentações apontadas por ela como acanhadas, e assim não mais acompanham a expansão das substâncias no país, que já atinge adolescentes, adultos e até moradores de rua da terceira idade. Na ocasião ela abordou a falta de reabilitação no estado e a legislação deficiente em relação ao usuário de droga.
“O usuário não fere somente a ele mesmo, mas sim uma sociedade como um todo. Trata-se de um problema de saúde pública. Minha esperança é que eventos dessa categoria despertem de verdade toda a sociedade para o problema em questão porque em relação ao usuário de drogas nós não contamos com uma legislação eficiente, além da carência de centros de reabilitação para os dependentes químicos”, destacou a vereadora.
Durante o encontro o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, enfatizou na importância de instituir projetos como esse que ajudam a abrandar os crimes contra a vida, situação motivada pela droga que causa no indivíduo um estrago físico e mental. “Estamos com o projeto Pacto pela Vida, que temos uma estrutura de integração com 13 secretarias trabalhando com o jovem em caráter preventivo. As ações são várias, mas só vamos driblar o crack se o trabalho for de forma integrada entre entidades e governo do Estado”, disse.
Morador do bairro de Saramandaia, João Victor, 30 anos, diz que passou 15 anos de sua vida colecionando relatos tristes por conta do uso do crack. Ele contou que antes dormia 20 minutos por dia e mal se alimentava porque passava boa parte do seu tempo com seus cachimbos acessos consumindo a droga nas diversas calçadas de Salvador. Mas por sorte o jovem procurou ajuda do projeto da Igreja Universal e deu outro rumo a sua história.
“Eu era capaz de tudo para consegui a pedra e sentir a sensação que a droga me proporcionava. Eu só percebi que precisava de ajuda no momento em que perdi a confiança da minha família e vi meus amigos morrerem com a substância. Hoje, livre das drogas, posso fazer o mesmo que fizeram por mim e trabalhar no projeto Doze Mais Forte dando orientações para usuários se desligarem das drogas”, contou com entusiasmo.
Também participaram do encontro beneficente os Deputados Federais  Márcio Marinho (PRB) e Acelino Popó de Freitas (PRB), Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Castro, além do apresentador Zé Eduardo. (ASCOM/Site Deputado Estadual José de Arimatéia PRB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário