quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ex-pugilista Reginaldo Holyfield tem 60% do corpo queimado



Em 1999, Reginaldo se pesa para mais uma luta em

Kivia Souza | Redação CORREIO

Foi com gritos desesperados da mãe que o ex-pugilista baiano Reginaldo da Silva Andrade, conhecido como Reginaldo Holyfield, acordou na manhã desta quinta-feira (8). Em questão de minutos, o ex-atleta conseguiu, em uma atitude heróica, salvar a vida de seus dois sobrinhos, Samuel de três anos e Mariana, 12 anos.

As crianças estavam próximas às chamas de um incêndio que começou no andar de cima de sua casa, onde a irmã mora com os dois filhos. Agora, o baiano aguarda a mesma atitude heróica dos médicos do Hospital Geral do Estado (HGE), para onde foi levado com 60% do corpo atingido pelas chamas, principalmente nas pernas.


Como na carreira, o ex-pugilista teve garra para salvar a criança do incêndio

A irmã de Holyfield saiu no início da manhã de hoje para ir ao médico e deixou as duas crianças sob os cuidados da avó, Maria de Lourdes Silva, que mora no andar térreo da casa com o ex-atleta e mais onze netos, na rua Lopes Trovão, no bairro da Massaranduba.

Segundo Daniela Andrade, 25 anos, uma das sobrinhas do pugilista, ele foi acordado pela mãe e pelo barulho dos vizinhos que correram para ajudar a conter a chamas. Ao saber do caso, ele levantou, subiu para o apartamento da irmã e derrubou a porta com um forte chute. Neste momento, as chamas já haviam tomado conta da casa.

“Foi o maior desespero. Eu estava dormindo também, acordei assustada e comecei a gritar. Daí, só vi as pessoas se aproximando, trazendo baldes e baldes de água para ajudar a apagar o fogo”, conta Daniela.

Com medo das chamas, as crianças se esconderam no banheiro dificultando o resgate. Ao atravessar a casa para pegar os sobrinhos, Reginaldo ficou bastante ferido com o fogo e, ao retirar as crianças da casa, acabou escorregando e deixando parte do corpo – cintura e pernas – para dentro da residência em chamas.

“Ela (a avó) desceu para tomar café e os meninos ficaram lá. Samuel acendeu um fósforo em cima do sofá. Quando Mariana viu, a fumaça o fogo já estava alto” explica Daniela.

Os vizinhos ajudaram a conter o incêndio e retiraram o ex-pugilista de dentro da casa. Reginaldo Holyfield foi socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). O baiano teve 60% do corpo queimado e passa por uma cirurgia desde às 7h50, horário que deu entrada no Hospital.

Em entrevista à TV Bahia, o médico coordenador HGE, Jorge Lopes, afirmou que o estado do ex-pugilista é grave, mas que está tudo sobre controle e não há risco de morte. Ainda segundo o médico, a gravidade das queimaduras estão em 1º e 2º grau e o quadro de saúde estável deve ser definido nos próximos 30 dias. Ele permanecerá internado.

Histórico
Recentemente, Holyfield atuou em quadros de humor do programa “Que Venha o Povo”, da TV Aratu, como comentarista. Ele trabalhou também, durante muitos anos, como segurança no Mercantil Rodrigues – supermercado que fica no bairro da Calçada, em Salvador. Segundo informações de familiares, atualmente o ex-lutador está desempregado.


O baiano sempre demonstrou muito bom humor diante das câmeras

Reginaldo tem seis títulos de campeão brasileiro, quatro cinturões sul-americanos e uma vitória internacional, entre outros. Das 47 lutas em sua carreira, Holyfield venceu 33, por nocaute.

O baiano também é conhecido pela rixa dentro e fora dos ringues com o boxeador pernambucano Luciano “Todo-Duro” Torres.

Em 1998 durante uma coletiva de imprensa, que antecedia uma disputa na categoria meio-pesado, Todo-Duro desafiou o pugilista com um tapinha nada discreto no peito de Holyfield. Na coletiva, o pernambucano assumiu que não gostava do atleta baiano, que depois de ter sido desafiado, assumiu que a briga seria pessoal a partir daquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário