segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Marcelo Nilo: "Todos têm o direito de sonhar ser governador"

Lúcio Távora | Agência A TARDE
Nilo: 'Se eu dissesse que não gostaria de ser candidato estaria mentindo'
Nilo: 'Se eu dissesse que não gostaria de ser candidato estaria mentindo'
Inscrito firmemente na lista dos futuros candidatos à sucessão de Jaques Wagner em 2014, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), segue a cartilha do governador para ser o ungido pela principal liderança do Estado: vem se movimentando para se viabilizar politicamente como candidato, embora saiba que o PT tem vantagem nessa corrida. Como Wagner não costuma impor nome de candidatos e diz que não vai mais disputar o Palácio de Ondina, Nilo acha que tem chances de ser o escolhido.
O senhor é candidato a governador da Bahia em 2014?
Tenho seis mandatos a deputado estadual, três vezes presidente da Assembleia Legislativa. Deputado mais bem votado. Governador interino cinco vezes. Se eu dissesse que não gostaria de ser candidato a governador estaria mentindo. Vontade eu tenho. Ainda é muito cedo, mas a única coisa que tenho certeza é que vou apoiar o candidato do governador Jaques Wagner. Ele tem uns oito nomes e vai escolher um...

O senhor está no meio desses oito?
São nomes que pensam, que têm vontade de ser  governador do  estado.

Mas o senhor acha que tem chance já que o PT é muito voraz nesse tipo de assunto, de ter a cabeça da chapa?
Quando fui candidato pela primeira vez à presidência da Assembleia minha chance era de 1%. Cheguei à presidência. E três vezes. Política é muito dinâmica, tem muita água para passar embaixo da ponte. Agora, para você conquistar um objetivo, você tem que trabalhar. Só poderei ser candidato com o apoio do governador.

E o senhor está fazendo o que Wagner sempre recomenda aos postulantes, tem se viabilizado?
A primeira conversa que tive com o governador para ser presidente da Assembleia, ele disse, se viabilize e  crie as condições políticas que eu lhe apoiarei. O governador jamais vai tirar um candidato (à sua sucessão) do bolso. Ele nunca me disse, mas acha que vai dizer a quem se viabilizar...É óbvio que a preferência é do PT, mas quem se viabilizar terá o seu apoio. Já que ele não pode ser candidato todo mundo tem o direito de sonhar (ser governador). Já que ele não é autoritário quem se viabilizar pode ter certeza que terá o seu apoio, na minha visão. Reafirmo que é óbvio que a preferência é do PT, mas não é exclusiva do PT a candidatura.

O senhor cogitou também de ser candidato a senador, não?
Eu não quis ser candidato a senador  quando se disputavam duas vagas ( em 2010), vou ser com uma?

Mas o Senado está descartado?
Existem três vagas na chapa majoritária: senador, governador e vice. Não existe candidato a vice. Está muito cedo. Vamos primeiro trabalhar (a eleição de) 2012, para depois chegarmos em 2014. Como o governador citou os prováveis quatro nomes do PT que querem ser governador, acho que existem oito nomes com condições políticas de ser governador da Bahia.

Quais são esses quatro nomes fora do PT?
Lídice da Mata (PSB), Otto Alencar (PSD), Marcelo Nilo (PDT) e Mário Negromonte (PP).


(Jornal A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário