terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mudança em prévias beneficia, entre outros, Pelegrino e Ademar Delgado

Adeilson Carvalho
Ademar Delgado: um dos beneficiários
A decisão do último congresso nacional do PT de ampliar os requisitos para as prévias como mecanismo de escolha de candidaturas majoritárias consolidou de imediato dois nomes no partido para 2012. Com ampla maioria nos diretórios e executivas municipais da legenda, instâncias às quais caberão agora a escolha dos candidatos, Nelson Pelegrino, em Salvador, e Ademar Delgado, em Camaçari, tiveram eventuais adversários na legenda praticamente eliminados com a decisão do congresso.
Em Camaçari, por exemplo, dos 43 membros do diretório municipal, apenas dois estão com o deputado estadual Bira Coroa, que pretendia disputar as prévias com Adelmar Delgado, candidato declarado do grupo do prefeito Luis Caetano. Em Salvador, embora não tenha um concorrente ostensivo no PT pela indicação para candidato a prefeito em 2012, Nelson Pelegrino também pode ficar tranquilo, porque seu grupo detém a maioria do diretório municipal.
A decisão do congresso nacional acaba consolidando também candidaturas de atuais prefeitos que devem disputar a reeleição em 2012 e vinham sofrendo questionamentos por parte de concorrentes internos na legenda, apesar de suas candidaturas serem consideradas naturais. A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, integra o grupo. Um vereador petista local vinha questionando a legitimidade dela em redisputar o governo sem se submeter a prévias.
“Além de madura, esta decisão do congresso nacional do PT vai dar novo fôlego ao partido, que deixará de se submeter àquele tradicional processo desgastante para a escolha de candidaturas”, diz uma fonte do partido ouvida pelo Política Livre. Segundo ele, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, é outro que se beneficia diretamente da medida.
Como o petismo é forte na cidade, que já governa há anos, caso a escolha da candidatura fosse decidida em prévias, Menezes deveria ter que enfrentar pelo menos dois nomes fortes no partido para poder disputar de novo a Prefeitura. Outra candidatura que se beneficia com a medida é a da petista Jussara Feitosa, em Itabuna. Feitosa, que ficou em segundo lugar nas eleições municipais passadas, é agora considerada favorita na corrida sucessória. (Política Livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário