quinta-feira, 28 de julho de 2011

De onde virão os vices?

A eleição será em outubro de 2012. A campanha começará em 6 de julho de 2012, porém, com a data do 2 de Julho - Independência da Bahia, os/as candidatos/as estarão nas ruas para fazer o famoso corpo - a - corpo com os/as eleitores/as. 


Os partidos começaram a apresentar às pré-candidaturas. Da base do governador Jaques Wagner é de onde mais brotam candidatos/as ao Thomé de Souza. 


O PRB oficializou na presença do seu presidente nacional a candidatura do deputado federal, presidente regional do PRB e bispo da IURD Márcio Marinho que em 2008 disputou vaga de vice prefeito na capital baiana. Marinho disponta como candidato negro na maior cidade de população negra fora de África. 


O PT do governador Wagner e da presidenta Dilma apresenta o nome do deputado federal Nelson Pelegrino (que disputou à Prefeitura em 1996; 2000; 2004) e que dessa vez, ao que tudo indica não enfrentará prévias internas no PT como em 2008 onde acabou perdendo para o hoje senador Pinheiro.


O PSB discute o nome do deputado estadual Capitão Tadeu. No 2 de Julho falaram em candidato negro o que levantou a tese de João Jorge do Olodum, mas ao que tudo indica, será mesmo Capitão Tadeu.


PCdoB diz que vem para de fato disputar e traz o nome da única mulher deputada federal da bancada baiana, Alice Portugal. Tradicional aliado do PT o PCdoB chegou a convocar o PT a ser seu vice.


O PR desfilou no 2 de Julho trazendo o deputado federal Maurício Trindade sendo ele a opção referendada pelo ex-senador César Borges. O PSL discute o nome do recém-eleito deputado estadual Deraldo Damasceno. PTN também diz que entra na disputa. 


PDT reforçou a tese de lançar candidatos nas grandes cidades e em Salvador lançaram o nome do deputado federal Marcos Medrado. Medrado foi vice de Imbassahy quando Imbassahy era do PFL e ele (Medrado) era do PPB, hoje com o nome de PP.


Falando em PP, partido que hoje abriga o prefeito João Henrique traz como novidade (?) a candidatura do Chefe da Casa Civil João Leão, deputado federal e ex-prefeito de Lauro de Freitas. 


Já na oposição, a ideia é unificar. PMDB-DEM-PPS-PSDB pretendem marchar juntos. A decisão fica apenas sobre quem fica na cabeça.


PMDB faz um esforço tremendo e trouxe o presidente nacional, senador Valdir Raupp e buscam convencer o radialista e ex-prefeito Mário de Mello Kertész a ser candidato, candidatura que eu particularmente considero muito forte, extremamente forte ainda mais com a oposição unidade em seu entorno. 


DEM discute ACM Neto ou José Carlos Aleluia. PPS também pontua que pode ter nome, mas prega união. PSDB apresenta a única alternativa que tem que é Antônio Imbassahy, ex-prefeito da cidade por dois mandatos.


Ainda tem a candidatura do atual vice prefeito e ex-prefeito da capital Edvaldo Brito do PTB e o PV sinaliza Beth Wagner; PSOL Hilton ou Marcão da Caixa.


A pergunta é de onde virão os vices? Dos próprios partidos? É a única alternativa que sobra. Se o PT mantém candidatura e não traz para a chapa os aliados tradicionais PCdoB, PV, PSB para daí tirar o vice ou ainda do PP ou PRB a alternativa é do próprio PT tirar o vice de Pelegrino. O PRB, PR e PSL discutiram uma união, mas se saírem candidatos Maurício Trindade e Márcio Marinho a aliança desejada acaba no nascedouro. Se PSB e PCdoB e PTB não formam um bloco, o vice de Capitão Tadeu será do PSB, o de Alice quem sabe o próprio Javier Alfaya e ainda o de Edvaldo terá que ser alguém do próprio PTB. Assim será no caso do PV e do PP que poderá ter um vice de partido nanico. PSOL poderá ter uma chapa com PSTU e PCB e daí de um desses sairá o vice. 


A oposição mostra ser mais inteligente e deve realmente unificar-se. Com vice e chapa definida e tempo de rádio e TV bom para apresentar ideias e propostas. Não quero ser apocalíptico mas todo o cenário fica favorável para a oposição e se Mário for candidato, com o poder do Grupo Metrópole as chances aumentam. Agora resta a base unificar-se e definir de onde virão os vices, a chapa e o projeto comum para Salvador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário