terça-feira, 26 de julho de 2011

Dilma não quer Teixeira no sorteio da Copa, diz jornal


O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pode não aparecer no sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, que será realizado neste sábado (30), na Marina da Glória, zona sul do Rio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Teixeira também acumula o cargo de presidente do COL, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo. Ou seja, na prática, é ele o anfitrião do evento. Mas o jornal teve acesso a uma programação que aponta apenas o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e a presidente Dilma Rousseff como responsáveis por discursos.
O evento receberá dirigentes de 175 países e mais de 800 jornalistas do mundo inteiro, e é considerado o ponto de partida, na prática, para a Copa do Mundo, embora as eliminatórias já tenham começado em alguns continentes.
A programação, que previa inicialmente um discurso de boas-vindas feito por Teixeira, com três minutos de duração, foi modificada pela Fifa, e isso teria acontecido a pedido de Dilma. A mudança pegou de surpresa a diretora-executiva do COL, Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira e uma das responsáveis pela organização do evento.
Nos últimos meses, o presidente da CBF vem sendo alvo de diversas denúncias de corrupção e enriquecimento ilícito, dentro e fora do Brasil, e Dilma não quer ver sua imagem veiculada ao cartola num momento em que o governo federal enfrenta grave crise, com denúncias de irregularidades na área de transportes.
Presidente da CBF desde 1989, Teixeira já foi alvo de diversas denúncias, inclusive de duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) realizadas em 1999 pelo Congresso. Neste ano, foi acusado por um dirigente inglês de pedir propina para votar na Inglaterra como sede da Copa de 2018, em votação vencida pela Rússia.
O cartola também está envolvido em negócios suspeitos com imóveis na região serrana do Rio, e é acusado de receber dinheiro público para organizar um amistoso da seleção brasileira em que não teve nenhuma despesa, em 2008, contra Portugal, na cidade-satélite do Gama (DF).


O sorteio dos grupos da Copa de 2014 será realizado com a presença de vários astros do futebol brasileiro, do passado e do presente. Entre os nomes confirmados estão Ronaldo, Zagallo, Zico, Cafu, Bebeto, Neymar e Adryan, meia da seleção brasileira sub-17. (R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário