No Ceará, 25,50% dos alunos do ensino fundamental não
 cursam a série adequada para sua idade. No ensino médio,
 são 34,70%


O percentual de estudantes que estão atrasados na escola é maior nos
 estados do Norte e Nordeste. No Ceará, 25,50% dos alunos do ensino
 fundamental não cursam a série adequada para sua idade, enquanto
 a média nacional é de 23,6%. No ensino médio, o problema atinge
 34,70% dos alunos cearenses. É o que apontam as taxas de distorção
 idade-série do Censo Escolar 2010. O indicador mede a proporção
 de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária.
O estado do Pará apresenta a maior distorção. Quase 40% dos alunos
 do ensino fundamental não estão na série indicada para a idade.
 No ensino médio, o problema atinge quase 60% dos alunos paraenses.
 Bahia e Sergipe também têm altos índices: 38,1% e 37,9%, 
respectivamente.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado do Pará, o governo
 está desenvolvendo “ações de curto, médio e longo” prazo para resolver
 o problema. Uma delas é o projeto de aceleração nas escolas da rede estadual
 que promove a reorganização dos estudantes no período de três anos para
 correção de fluxo.
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação de Sergipe
 disse que reconhece a alta taxa de distorção idade-série no estado e 
afirma que o problema é causado pelos “índices elevados de reprovação
 e abandono”. O órgão também destacou que desde 2005 já desenvolve
 um programa para correção de fluxo e está investindo em projetos que
 “causem impacto direto na gestão da sala de aula”, mas que os resultados
 “não aparecem de imediato”. A Secretaria de Educação da Bahia foi 
procurada pela Agência Brasil, mas não se manifestou sobre o problema
 até a publicação desta matéria.
Pela legislação que organiza a oferta do ensino no país, a criança deve
 ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa
 aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado
 no ensino médio. De 2008 a 2010, o percentual de alunos que não estão
 na série adequada registrou leve alta. A taxa passou de 22,1% no ensino
 fundamental, em 2008, para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual
 era de 33,7% em 2008 e foi e chegou a 34,5% no ano passado.
Na outra ponta, o estado com a menor taxa de distorção idade-série no
 ensino fundamental é São Paulo: 8,4% dos alunos desta etapa não cursam
 a serie adequada a sua idade. Em seguida aparecem Paraná (14,8%)
 e Santa Catarina (15,2%). As três unidades da federação também têm
 os menores índices no ensino médio, sendo os estudantes
 catarinenses os com melhor resultado: 16,4% estão atrasados
 na escola.
Confira as taxas de distorção idade-série por estado:
Ensino fundamental
São Paulo8,40%
Paraná14,80%
Santa Catarina15,20%
Distrito Federal17,90%
Mato Grosso18,30%
Minas Gerais19,30%
Espírito Santo20,60%
Goiás21,70%
Rio Grande do Sul22,60%
Roraima22,80%
Tocantins22,80%
Ceará25,50%
Rondônia26,90%
Mato Grosso do Sul27,00%
Amapá27,10%
Rio de Janeiro28,00%
Acre29,10%
Pernambuco29,70%
Maranhão30,50%
Rio Grande do Norte31,10%
Paraíba34,50%
Piauí34,80%
Alagoas35,40%
Amazonas35,80%
Sergipe37,90%
Bahia38,10%
Pará39,90%
Ensino médio
Santa Catarina16,40%
São Paulo18,10%
Roraima23,50%
Paraná23,90%
Espírito Santo25,10%
Distrito Federal29,40%
Rondônia30,30%
Rio Grande do Sul30,50%
Minas Gerais31,30%
Mato Grosso do Sul33,10%
Goiás33,60%
Tocantins34,20%
Ceará34,70%
Mato Grosso35,50%
Acre36,30%
Paraíba41,70%
Amapá42,60%
Rio de Janeiro43,50%
Rio Grande do Norte45,40%
Maranhão48,30%
Pernambuco49,10%
Alagoas49,40%
Bahia49,70%
Amazonas51,00%
Sergipe51,60%
Piauí56,70%
Pará59,20%
Da Agência Brasil e CNEWS