terça-feira, 26 de julho de 2011

Senador João Durval ameaça deixar o PDT

O senador João Durval avaliou esta semana seriamente a possibilidade de deixar o PDT para filiar-se ao PP. A avaliação teria sido feita conjuntamente com o prefeito João Henrique, maior estrela do PP em Salvador, ciente da contrariedade do pai com o ingresso do prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, no PDT.
Antes de tomar qualquer atitute, entretanto, o senador vai procurar ouvir até a próxima semana uma avaliação jurídica de dois importantes advogados já consultados sobre os riscos que corre na hipótese de mudar de partido no meio de seu mandato de senador.
Trata-se de um cuidado com a legislação eleitoral, que pune com a cassação do mandato o político que trocar de legenda sem atender as restritivas exigências colocadas na lei.
Supostamente, o ingresso de Durval no PP fortaleceria ainda mais o prefeito de Salvador na legenda. Embora aparentemente não tenha negociado a tomada do controle do partido quando decidiu entrar nele, desde que ingressou no PP o prefeito tem se dedicado a atrair novos quadros para a sigla, em tese, todos diretamente ligados a ele.
A última das aquisições anunciadas é o apresentador Raimundo Varela, da Rede Record, que vira e mexe aparece como candidato a prefeito de Salvador, mas acaba desistindo antes da corrida sucessória efetivamente começar.
Caso mude para o PP, Durval vai permanecer na base do governo Dilma Rousseff. Quem vai se ressentir, entretanto, é o ministro Carlos Lupi (Trabalho), que perde um voto do partido no Senado num momento em que claudica na relação com a presidente.
Tarcízio Pimenta entrou no PDT contra a vontade de Durval, cuja base eleitoral sempre foi Feira de Santana, numa operação comandada diretamente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Nilo. A crescente importância de Nilo na política estadual o tem levado a buscar fortalecer a legenda. (Política Livre - Raul Monteiro)

E ainda:

PDT acha que filho pode estar por trás de ameaça de Durval de deixar partido

No PDT, a notícia de que o senador João Durval avaliaria poder migrar para o PP por estar descontente com o ingresso do prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, na legenda, divulgada hoje com exclusividade por este Política Livre, não foi exatamente considerada uma surpresa.
Mas alguns pedetistas acham que o deputado federal Sérgio Carneiro (PT), filho do senador, pode estar por trás da operação.
Eles contam que Durval foi um dos primeiros políticos do PDT a ser informados pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente nacional da legenda, sobre a atração de Tarcízio, que era do DEM.
E que o senador teria concordado totalmente com a iniciativa. Ocorre que, tempos depois, Sérgio Carneiro teria passado a enviar interlocutores ao PDT para dizer que gostaria do apoio da bancada nacional da legenda para disputar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
O PDT nacional fez ouvido de mercador ante o apelo de Sérgio e seu pai, repentinamente, mudou de idéia. É o que dizem pedetistas baianos. (Política Livre)




Nenhum comentário:

Postar um comentário