segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Blog do Zé Dirceu: "Não vai ser fácil derrotar Marta nas prévias "

Image
Marta Suplicy
A 1ª pesquisa Datafolha sobre a corrida para a eleição do ano que vem na capital mostra isso. A ex-prefeita e senadora Marta Suplicy lidera em todos os cenários da disputa traçados pelo Instituto com média de vantagem de 14 pontos sobre todo e qualquer dos adversários. No principal cenário, se a eleição fosse agora ela teria Ela tem 29% contra o adversário que lhe fica mais próximo, o tucano José Serra com 18%.

No PT ela é preferida por 59% contra 20% de preferência pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Como já se tornou rotina, também esse Datafolha reafirma o alto prestígio do ex-presidente Lula: nada menos que  40% dos eleitores paulistanos se dispõem a votar no candidato a prefeito por ele.

Outro fator que não se constituiu surpresa nesse Datafolha: o tucano José Serra é o o mais rejeitado entre todos os candidatos, com 32% de reprovação da população. Mas, José Serra, que não deixa claro até agora se é ou não candidato  na eleição paulistana do ano que vem é o nome preferido entre os tucanos, com 47%, contra 15% dop senador Aloysio Nunes Ferreira Filho; 9% do secretário de Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas; e 6% do de Energia, José Aníbal.

Datafolha: por enquanto é apenas intenção e propensão de voto

Mas, prestem muita atenção, também, na análise escrita na Follha de S.Paulo pelo diretor do Instituto Datafolha, Mário Paulino. Ele alerta que as pesquisas agora ainda não refletem o efeito que o marketing terá nas campanhas e eleição. No caso de São Paulo, assinala, os índices revelam mais as propensões do que as intenções atuais de voto dos paulistanos.

A mesma pequisa dá o menor índice de aprovação ao prefeito paulistano Gilberto Kassab (ex-PSDB-DEM, agora PSD) dos últimos quatro anos: 24% apenas aprovam sua gestão como ótima ou boa. Desde março de 2007, quando seu índice ótimo/bom foi de 15%, ele não atingia taxas tão baixas numa pesquisa.

Sua administração é reprovada pela população que apresenta como piores áreas de sua gestão a saúde/hospitais/postos, seguida de transportes coletivos, escolas/creches, segurança/violência, trânsito, enchentes/esgoto.


Marta mostra força política e voto



O fato é que não vai ser fácil derrotar a senadora nas prévias, se ela as disputar. Seja em intenção, seja em propensão dos eleitores a votar nela, Marta Suplicy mostra que tem voto e força. Resta saber seestá esta disposta a ir à consulta, o que ela não tem aberto muito nos últimos dias.

Pelo menos não da forma explícita como fez outro pré-candidato petista, o deputado Carlos Zaratini (PT-SP) que reiterou no 4º Congresso do PT sua decisão de ir as prévias. Assim o ministro Fernando Haddad, se quiser mesmo ser o candidato do PT a prefeito, vai ter que se dedicar para valer à disputa em São Paulo.


Foto: Elisabete Alves (Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário