sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Entrevista com o presidente nacional do PRB Jovem, deputado distrital Evandro Garla

Entrevista com o presidente nacional do PRB Jovem, deputado distrital Evandro Garla

Leia abaixo entrevista com o presidente nacional do PRB Jovem, deputado distrital Evandro Garla.

1) O senhor cursa ciências políticas. Quando surgiu seu interesse pela área? Conte sua trajetória até se candidatar à Câmara Distrital.
Evandro Garla - Sempre tive interesse e curiosidade pelo mundo político. Aos 16 anos, já fazia parte da militância da rua, lutando por nossos direitos. Em 2003, participei ativamente da organização partidária do PRB em Pernambuco, que, até então, era o PMR. Através da junção de todos os esforços, em 2005, nasceu o PRB - Partido Republicano Brasileiro. Na parte eleitoral, atuo há mais de 12 anos. Já participei coordenando sete candidaturas entre deputados federais, estaduais e vereadores. Em 2009, me tornei secretário nacional do partido, atuando nos bastidores. Em 2010, por indicação do partido, me candidatei à Câmara Distrital, sendo eleito ao cargo de deputado distrital com quase 16 mil votos. Em 2011, fui convidado para ser o presidente nacional do PRB Jovem, o que aceitei de pronto por acreditar que existe uma lacuna na juventude deixada desde a era Collor. Falta o jovem voltar a lutar pelo que acredita, com consciência política e noção de cidadania.

2)  O PRB é um dos partidos mais novos do Brasil. Em que sua filosofia, no que tange à militância da juventude, se difere de outros partidos? 
EG - Sendo o PRB um partido jovem, nos mobilizamos e atuamos efetivamente para mostrar para a juventude que é possível ter perspectiva na política atual. Não queremos jovens engajados no partido para serem utilizados como massa de manobra, mas queremos jovens que queiram colaborar, cobrar, criticar, elaborar propostas de políticas públicas para a juventude.

3) O senhor tem um blog chamado Consciência Política. Como despertar o interesse e a consciência política do cidadão, atualmente tão descrente do segmento?
EG - Divulgando, também, a existência de políticos engajados, que acreditam e trabalham em prol da política séria, atendendo aos anseios da população. É importante que a imprensa divulgue que isto é possível. Pode não ser muito rentável para elas, mas é necessária esta parceria.

4)  Além de ser um jovem parlamentar e secretário nacional do PRB, também é o presidente nacional do PRB Jovem. O senhor se considera um político que representa esse segmento da população?
EG - Sim, porque sempre estive no meio político, fazendo valer os direitos da juventude, através de palestras, cursos, manifestações e agora como parlamentar.

5) Fale um pouco das diretrizes do PRB Jovem para esse semestre.
EG - Vamos levar mais informação, investindo muito em comunicação e informação, que estarão disponíveis no site oficial do PRB e em nossas redes sociais. Dar oportunidade à juventude para debater, sabatinar os nossos parlamentares. Palestras em escolas e faculdades, com o intuito de promover uma maior consciência política e resgatar a cidadania desses jovens, ministrando cursos de conscientização e formação política.

6) A cada dia o número de dependentes químicos, principalmente jovens, cresce no DF, que não dispõe de políticas públicas suficientes para assistir essas pessoas. Ainda é possível mudar essa realidade?
EG - É possível, a partir do momento em que toda a sociedade estiver engajada, pois este não é mais um problema apenas do estado, mas, sim, de todos. É necessária a participação da sociedade, das entidades civis, militares, igrejas e estado, funcionando como mecanismos reguladores juntamente com a sociedade na luta contra as drogas. 

7) Em visita à Secretaria Nacional da Juventude, o senhor obteve mais informação sobre as Conferências Livres e sugeriu que todos os presidentes do PRB Jovem nos estados aderissem a essa iniciativa. O que essa ação agrega para o PRB Jovem?
EG - Com esta iniciativa, estamos demonstrando para a sociedade que o PRB Jovem não é mais uma militância partidária para ser utilizada como “massa” de manobra, mas uma militância para debater, cobrar e agir em favor dos direitos da juventude.

8) Cite quais são suas ações, como parlamentar, voltadas para a juventude?
EG - Frente do Esporte, audiências públicas, Frente Contra as Drogas, visita às comunidades terapêuticas, 1º projeto de lei - Dia da Consciência Jovem.

9) A Câmara do DF nunca contou com uma comissão que discutisse o esporte no âmbito local. Um dos seus primeiros projetos na Casa foi implantar a Frente Parlamentar do Esporte. Fale um pouco da importância de se discutir esse tema e fomentar o esporte para a juventude no DF.
EG - Atualmente, o esporte é considerado uma grande ferramenta de inclusão social, pois ensina a respeitar o próximo, agrega valores àqueles que participam, tais como: união, trabalho em equipe e, primordial, a importância da harmonia do grupo, pois a conquista nunca poderá ser só de um, mas de todos. Fomos os percussores da CLDF, pois queremos promover um grande debate sobre políticas públicas para o esporte, escutando a população e detectando quais modalidades são mais adequadas para cada região administrativa e principalmente identificar novos talentos. Unir força aos órgãos competentes na efetividade de toda e qualquer forma de patrocinar e incentivar o esporte de alto rendimento.

10) Faça suas considerações finais para a juventude brasileira.
EG - Estamos confiantes nesse trabalho do PRB Jovem, pois um dos nossos objetivos é fazer com que a juventude PENSE e venha AGIR para lutar em favor dos direitos dos jovens.

*Para acompanhar as ações do deputado Evandro Garla, acesse: http://www.conscienciapoliticadf.blogspot.com

(FONTE: PRB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário