sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Marta Suplicy: "É preciso rever modelo atual de gestão das metrópoles"

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) lamentou a falta de instrumentos adequados para a administração das regiões metropolitanas e grande conglomerados urbanos. Em discurso no Plenário na manhã desta sexta-feira (2), a senadora afirmou ser impossível resolver problemas como saúde, transporte e habitação das grandes cidades brasileiras com os atuais sistemas de gestão.

- Estamos no século 21, mas ainda pensamos as metrópoles com mentalidade do século passando - disse.

Para a superação do problema, a senadora sugeriu a criação de um novo ente federativo: as faixas metropolitanas, com mais autonomia, personalidade jurídica e administração próprias.

- Atualmente, no Brasil, já são 37 e quem cuida dessas regiões? - indagou.

Ela deu o exemplo da Região Metropolitana de São Paulo, que abrange 30 municípios e 20,3 milhões de habitantes. Em sua opinião, se não houver descentralização de recursos e integração da administração, não é possível dar uma resposta satisfatória à população. A senadora lembrou que a capital paulista, da qual já foi prefeita, está no meio de outras 30 cidades, por isso, segundo ela, não pode ser administrada da maneira que é hoje.

Marta Suplicy também refutou afirmações de que sua proposta de criação das faixas metropolitanas tiraria poder de governadores e prefeitos.

- A questão não é essa. É preciso modernizar a administração e ter mais agilidade. Temos que pensar algo novo para que seja possível dar mais qualidade de vida aos cidadãos - explicou.

Seminário
Marta Suplicy aproveitou para convidar a sociedade a participar de um seminário sobre administração das metrópoles, organizado por ela e pela Universidade Mackenzie (SP). O evento será na própria instituição, a partir das 9 horas da segunda-feira (5). Para a parlamentar, será uma chance de se pensar questões importantes sobre o assunto, algo que, como observou, já deveria ter sido feito há mais tempo.

Foto: Geraldo Magela (Agência Senado)

(Fonte: Agência Senado/Site Marta Suplicy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário