segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Academias para a terceira idade

Projeto proporciona a prática de atividade física e melhora a qualidade de vida
Edir Lima e Maurício Tambasco
redacao@folhauniversal.com.br


Rio de Janeiro (RJ) – O envelhecimento pode causar aumento na quantidade de gordura do organismo, diminuição da força muscular, osteoporose (redução da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, redução da coordenação e habilidade motora e da aptidão física. Com isso, as pessoas apresentam menos equilíbrio e assim ficam sujeitas a quedas, que constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos.

A prática de alguma atividade física melhora a qualidade de vida de pessoas da terceira idade, aumentando a resistência e a força muscular necessárias para a realização de tarefas comuns. Os exercícios podem trazer resposta muscular rápida e eficiente.

Por conta disso, as Academias da Terceira Idade já estão sendo instaladas por todos os  municípios do Estado. O Projeto de Lei 5.244 já foi sancionado e a autoria é do vereador João Mendes de Jesus (PRB/RJ). No começo do ano, foram inauguradas mais três, o que eleva o número para 15 academias espalhadas pelas diversas localidades da cidade. Os três bairros contemplados são: Ilha do Governador, Largo do Machado e Botafogo.

Para o autor do projeto, as instituições do Sistema de Academias da Terceira Idade e Academia Carioca de Saúde e Envelhecimento Saudável já proporcionam a melhoria da saúde das pessoas com 60 anos ou mais. O projeto devolveu a elas o direito de se relacionar por meio do convívio social, além de elevar a autoestima.

“As praças passarão a ser ainda mais ocupadas, receberão aparelhos, equipamentos e os mais velhos terão o apoio de professores de Educação Física, além de outros profissionais”, afirma João Mendes.

Segundo o prefeito Eduardo Paes (PMDB/RJ), até o final de 2012, cerca de 80 academias serão instaladas na cidade. (Folha Universal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário