segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Blog do Zé Dirceu: "Em Minas, cheiro de escândalo em convênios em anos eleitorais "

Agora é na Minas tucana: beiram a escândalo o volume de convênios firmados pelo Estado com prefeituras, e o volume de dinheiro liberado em ano eleitoral nas Geraes que se encaminham para 12 anos sob governos do PSDB. Levantamento da Justiça Eleitoral feito em decorrência de processo movido pelo ex-ministro das Comunicações e ex-senador Hélio Costa (PMDB-MG) indica que houve ano de eleição em que o número de convênios e o volume de recursos liberados aumentaram em até 170% em relação ao ano anterior.

O relatório técnico da Justiça Eleitoral mineira aponta que, desde 2006, aumenta sistemática e substancialmente nos anos em que ocorreram eleições o número de convênios entre governo estadual e as prefeituras no Estado, bem como o dinheiro liberado.

De acordo com o documento, em 2006, ano em que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi reeleito governador do Estado foram assinados 4.359 convênios. No ano seguinte, sem eleição, os convênios caíram para 2.887, uma queda de 34%. Já em 2008, os acordos Estado-Prefeituras voltaram a subir para reigstrarem novo declínio em 2009.

Abuso de poder econômico e político

No ano passado, quando da eleição do governador Antônio Anastasia - bancada por Aécio, seu padrinho padrinho político e que, também, disputou e se elegeu senador - o número de convênios cresceu 26,8%, alcançando a cifra recorde de 4.764.  No ano passado,  em decorrência desse  total de convênios, o dinheiro transferido pelo Estado para as prefeituras aumentou em 170%, alcançando R$ 954.

Hélio Costa, que disputou e perdeu o governo para Anastasia, acusa o adversário de abuso de poder econômico e político, o que o governador mineiro nega.

Com a palavra o senador Aécio Neves. Ele, que ainda na semana passada, acusou com veemência o governo federal de "omissão" no caso dos convênios firmados com ONGs, deve ter alguma coisa a dizer, já que foi o tutor e patrono da eleição de seu companheiro Antônio Anastasia, com quem fez dobradinha na chapa e beneficiou-se elegendo-se senador. O que diz Aécio Neves?
(Blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário