terça-feira, 18 de outubro de 2011

Encontro a distância: ciladas na internet

Golpistas utilizam-se de sites de relacionamento para achar vítimas


Amanda* conheceu Felipe* em um site de relacionamento. Em seguida, começaram a namorar. Ele dizia estar passando por problemas financeiros e pediu ajuda à jovem. “Como ele era meu namorado, eu acreditei e cedi o dinheiro. Ao todo foi um prejuízo de quase R$ 4 mil. Depois de um tempo descobri o nome verdadeiro e a idade. Ele era casado, estava desempregado e aplicava golpes pela internet para viver à custa das namoradas”, diz a jovem. 

Casos como o de Amanda* têm se tornado cada vez mais frequentes. Muitos golpistas se utilizam de sites de relacionamento para escolher suas vítimas. Por isso, ao conhecer pessoas a distância, é bom ter cuidado e não acreditar em tudo que é dito. Um perfil falso pode ser criado com passos simples, uma vez que a empresa não confirma as informações recebidas. E o perigo pode estar mais próximo do que você imagina. Nesta mesma página, na seção Caminho do Amor (abaixo), pode haver algum anunciante que tenha omitido algum dado ou até mesmo apresentado informações diferentes das verdadeiras.  A coluna tem trazido resultados satisfatórios para muitos, tendo, inclusive, pessoas se casado por meio deste espaço, mas é importante ter cuidado. “Não é pelo fato de o jornal ter um público em sua maioria evangélica que todas  as pessoas que o utilizam possuem boa índole”, alerta o advogado Anderson Coelho.

Segundo ele, diversos cuidados devem ser observados para evitar enganos no futuro. “Ao se encontrar com a pessoa, marque em locais públicos com circulação significativa de pessoas e sempre durante o dia. Obtenha mais informações como telefone, endereço e local de trabalho. Desconfie se a pessoa se recusar a fornecer qualquer um destes dados. Estes cuidados não vão impedir o problema, mas podem reduzir significativamente os encontros indesejáveis”, ressalta.

*Nome trocado para preservar identidade (Folha Universal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário