segunda-feira, 10 de outubro de 2011

1º Encontro Estadual do PRB Mulher de São Paulo

Evento reúne centenas de republicanas e empossa presidentes municipais da militância



SÃO PAULO (SP) - A mulher conquistou espaço e tem ampliado sua participação nas decisões políticas e profissionais ao longo dos últimos anos em todos os continentes. No Brasil, um ponto de referência desse pensamento, dizem os especialistas, deu-se com a eleição de Dilma Rousseff para presidente da República.

Recentemente, apontada pela revista de economia “Forbes”, como a terceira mulher mais poderosa do planeta, Dilma agora precisa fazer a lição de casa: influenciar mulheres brasileiras a participar da vida político-partidária com o mesmo vigor que tem se posicionado diante do mundo.

Diante dessa perspectiva, o Partido Republicano Brasileiro saiu na frente e está fortalecendo sua militância feminina, uma das que mais crescem no Brasil. O 1º Encontro do PRB Mulher no Estado de São Paulo, realizado no último sábado, dia 8, na capital paulista, reuniu centenas de republicanas para discutir a atuação nas eleições municipais de 2012, empossar presidentes municipais do PRB Mulher e ministrar de um curso de capacitação política.

Estiveram presentes o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira; o pré-candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, ex-deputado federal Celso Russomanno; o presidente regional do PRB em São Paulo, deputado Gilmaci Santos; a presidente nacional do PRB Mulher, deputada estadual Rosângela Gomes (RJ); as presidentes do PRB Mulher de São Paulo e Minas Gerais, Mhel Lancerotti e Inajar Bessa; o presidente do PRB paulistano, vereador Atílio Francisco; a secretária nacional do PRB Mulher, Telma Franco; o presidente da Fundação Republicana Brasileira, Mauro Silva; e o coordenador acadêmico nacional da entidade, Marcelos Martins, que ministrou o curso.

O deputado estadual Sebastião Santos não pôde participar do encontro, porém enviou dezenas de mulheres representando sua região de atuação. “Há, ainda, muita timidez entre as mulheres no momento de se filiarem a um partido político e disputar uma eleição”, disse Rosângela Gomes. Ela afirmou que a liderança nacional do partido tem incentivado e trabalhado para fortalecer a militância de norte a sul do Brasil. “Em nossa primeira reunião, aqui em São Paulo, há três meses, éramos apenas 20 mulheres. Hoje lotamos o auditório. Isso mostra que o PRB tem feito a diferença”.

O vereador Atílio Francisco considera fundamental o desejo da mulher de se inserir na política partidária, porém afirma ser importante que elas jamais se esqueçam da família. “A família é a base para conquistar todas as coisas”.

Para o deputado Gilmaci, só o fato de muitas militantes terem viajado mais de 600 km para participar do encontro já demonstra determinação. “Isso me faz ter certeza de que todas são realmente 10!”, disse.

A cota de 30% de mulheres para a disputa eleitoral não tem sido obstáculo para o PRB por todo o Brasil. O presidente Marcos Pereira disse que baixou uma resolução partidária estipulando que a metade dos candidatos da sigla seja de mulheres. “Quando possível, o partido lançará 50% de mulheres ou mais”. Ele também incentivou a participação de todas as presentes no processo eleitoral do ano que vem, e garantiu apoio. “Temos realizado cursos de capacitação política pelo país todo. Enquanto eu estiver como presidente, darei apoio incondicional às mulheres”, disse.

O pré-candidato a prefeito de São Paulo, Celso Russomanno, respondeu várias perguntas das participantes e disse que “as mulheres têm mais sensibilidade que os homens no enfrentamento de problemas”. Ele também garantiu que vai defender a classe feminina em caso de vitória. “Agora sou 10 como vocês”.

A grande anfitriã do encontro, Mhel Lancerotti, demonstrou muito entrosamento com todas as presidentes municipais do PRB Mulher e pré-candidatas ao legislativo de várias cidades do Estado. A presidente do PRB Mulher de São Paulo tem percorrido os municípios paulistas para levar a bandeira republicana e fazer do PRB um partido forte.

Curso de capacitação política

O coordenador acadêmico nacional da Fundação Republicana Brasileira, Marcelo Martins, ministrou o curso de capacitação política às mulheres republicanas. Temas fundamentais para a atuação na vida pública foram abordados com clareza e descontração a fim de que todas pudessem compreender.

Esse curso tem sido ministrado em vários estados, além de semanalmente haver encontros presenciais em Brasília. “Os resultados são efetivos e o processo de transformação é visível”, disse Martins quando perguntado se os cursos influenciam diretamente na formação política das pessoas. “Essa é a reunião de mentes que brilham transformando as ideias numa só voz”, declarou.

Sobre a importância da atuação política no cenário social, Martins sintetiza numa única frase: “Ser Republicano é deixar de conjugar os verbos na primeira pessoa do singular para conjugá-los na primeira do plural.”

Fundação Republicana Brasileira

Entidade ligada ao PRB, a Fundação Republicana Brasileira tem por missão o desenvolvimento humano através da cultura, educação, estudos, pesquisas, assessoramento e cursos. Sua pauta é disseminar os valores republicanos e democráticos na sociedade brasileira pautados no zelo com os recursos, bens e serviços públicos, bem como nos princípios éticos.

Em janeiro deste ano, foi destaque no jornal “O Estado de São Paulo” como uma das poucas fundações partidárias que têm suas diretrizes bem definidas e publicadas no site do partido, além de manter sede própria em Brasília e dispor de cursos semanalmente. A reportagem afirma que muitas “entidades” recebem recursos de fundo partidário, porém nem local específico elas têm.

Por Diego Polachini / PRB Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário