quinta-feira, 13 de outubro de 2011

M.K é aposta do comando nacional do PMDB

Margarida Neide/ Ag. A Tarde
Mário Kertész

Os líderes baianos do PMDB não se cansam de dizer que o partido está alinhado com PSDB, DEM, PPS e PR para lançar candidatura única das oposições à Prefeitura de Salvador em 2012. Embora não imponha sua opção como a melhor, já escolheu seu nome, o radialista e ex-prefeito Mário Kertész. Porém, em nível nacional, o partido parece ser mais taxativo. Nota publicada na coluna Poder On Line, do IG, garante que o PMDB já bateu martelo nas principais capitais brasileiras, incluindo Salvador, e, de acordo com a coluna, Mário foi o escolhido.

“O PMDB vai fechando sua lista de candidatos às prefeituras. Suas principais apostas nas capitais: Eduardo Paes, no Rio de Janeiro; Gabriel Chalita, em São Paulo; Ibsen Pinheiro, em Porto Alegre; Eduardo Braga, em Manaus; e Mário Kertész, em Salvador”, diz trecho da publicação.

No entanto, mais uma vez com o pé no freio, o presidente do PMDB na Bahia, deputado federal e vice-líder do governo no Congresso, garante que o partido não vai deixar de lado o compromisso de fechar chapa única com os oposicionistas baianos no sentido de chegar a um consenso. Lúcio admite que o nome escolhido pelo partido é realmente o de Kertész, mas continua a pregar unidade.

“O PMDB nacional fez um levantamento das candidaturas nas capitais e aqui elegeram o nome de Mário. Isso é natural. Nós, do PMDB baiano, já estamos fazendo um levantamento das nossas
cidades, mas isso não significa que vamos impor nosso candidato de qualquer jeito. Vamos lançar candidatos próprios onde for possível fazer alianças. Esperamos poder chegar a um consenso sobre os apoios”, pontuou Lúcio.
O dirigente peemedebista voltou a ressaltar o papel de peso dos aliados nas articulações, sobretudo na capital. “Ninguém tem privilégio. Estamos estudando quem é o nome mais competitivo. O único consenso que temos até agora é o de que temos que estar unidos para ganhar a eleição em Salvador. As avaliações vão ser feitas através de muita conversa com nossos companheiros, através dos resultados das pesquisas que virão mais à frente...

Não estamos sentando à mesa para colocar nomes, mas, sim, para buscar união”, afirmou o parlamentar. Lúcio reafirmou que a movimentação do PMDB em nível nacional é natural. “O DEM nacional deve colocar ACM Neto e o PSDB deve escolher Imbassahy. São dois grandes nomes”.

O presidente estadual do Democratas (DEM), José Carlos Aleluia, proferiu exatamente a mesma reflexão de Lúcio e afirmou que o DEM, realmente, está fazendo um mapeamento em nível nacional das capitais e das cidades mais expressivos. Aleluia, nas entrelinhas, deixou claro que o partido não vai aceitar imposições, caso elas venham a acontecer. “Não seremos aliados cativos de ninguém.

O PMDB é um possível grande parceiro nas eleições, mas também temos nomes expressivos em importantes cidades”, disparou o líder baiano do DEM. A reportagem tentou contato com o deputado federal Antonio Imbassahy, a grande aposta do PSDB, até o fechamento desta edição, mas ele não atendeu às ligações. (Tribuna da Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário