quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mobilidade Urbana: via alternativa à Avenida Paralela busca apoio financeiro do Governo Federal

O secretário Municipal dos Transportes e Infra-estrutura (SETIN), José Mattos, afirmou que a Prefeitura e o Governador estão empenhados em buscar apoio financeiro junto ao Governo Federal, para melhorar o escoamento do trafégo na cidade do Salvador, resolvendo o "gargalo" que existe no eixo do Iguatemi e da Avenida Paralela. A declaração foi feita em reposta ao ofício encaminhado pelo deputado Estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) ao prefeito João Henrique. No texto, o deputado indica obras fundamentadas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município (PDDU), como a construção da interligação do bairro Saboeiro a Via Pituaçu, a ligação da Via Pituaçu à Via 29 de Março, a construção da Via 29 de Março a BA-526, além da duplicação da Via Regional e das estradas baianas 528 e 526.De acordo com Mattos, a realização dessas obras e as do transporte de massa “trarão um grande impacto na melhoria da qualidade dos transportes de Salvador”. Segundo Sidelvan, as respostas provam que os poderes estão se unindo para atender as demandas da população. “Tenho percebido o comprometimento tanto do Município como do Estado, na resolução de problemas mais urgentes da nossa cidade”, disse fazendo menção ao pronunciamento adepto do governador Jaques Wagner, afirmando que a matéria já está sendo analisada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). Fluxo
Com cinco viadutos e dez passarelas, em 2010,  a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) registrou a passagem diária de 178 mil carros na Avenida Paralela.
Apesar de desafogar o tráfego da região, a velocidade com que a cidade se desenvolve mostra que há necessidade da criação de vias alternativas à Avenida Paralela, já que a mesma se encontra saturada em virtude do crescimento desenfreado de veículos.
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que, entre dezembro de 2007 e março de 2011, a frota de carros em Salvador cresceu o equivalente a 44,8%, colocando a capital em segundo lugar do ranking das cidades com maior índice de frota de automóveis. (ASCOM Mandato Deputado Estadual do PRB Sildevan Nóbrega / Foto: Google Imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário