quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PT de Valença e candidatura própria

Josias Gomes

A política é, antes de tudo, um ato de coragem. Não pode o militante político viver eternamente deitado em berço esplêndido. Isto não significa que tenhamos de militar adotando posições aventureiras. Contudo, não é possível alimentar a covardia a ponto de paralisar iniciativas que signifiquem avanço. Combinar esses fatores, cultivando a boa prática do planejamento, resulta em sabedoria e progresso. Lembrando, sempre, que a meta de qualquer agremiação partidária é o poder. Sem ele, o poder, será impossível por em prática programas, projetos e princípios defendidos pelo partido.
O preâmbulo que faço neste artigo serve de fundamento para o que passo a defender, e que posso resumir, sem evasivas: o PT de Valença deve ter candidatura própria nas eleições de 2012. E deve ter candidatura própria porque já amadureceu o suficiente para apresentar-se como opção aos eleitores do município. Aprendeu muito durante todo o tempo que teve de caminhada. Deve ter candidatura própria porque já tem força eleitoral para almejar o poder. Para isto, é preciso ver a quantidade de votos que foram conseguidos pelo conjunto dos candidatos a deputado da legenda no município, nas últimas eleições realizadas em 2010.
O PT de Valença deve ter candidatura própria porque, juntando o seu aprendizado histórico local e a força eleitoral conseguida no último pleito, com a força e o aprendizado do partido há mais de oito anos governando o Brasil, e há mais de quatro anos governando a Bahia, os militantes do partido, no município, adquiriram patamar de credibilidade suficiente para se apresentarem aos eleitores da cidade. E a se apresentarem não mais como mera força auxiliar de outros partidos, mesmo que eventuais aliados, mas, como deve ser: um partido que exibe, como armas, planos e projetos próprios e capazes de alavancar o potencial econômico e social de Valença, assim como fez na Bahia e no Brasil.
O município de Valença, nesse particular, ou seja, no plano de seu potencial econômico e social, merece ter dos companheiros que fazem o Partido dos Trabalhadores no município um olhar menos contemplativo, e inerte, e mais interessado, e pró-ativo. Um município com as características de Valença, com uma agricultura diversificada e pujante, com uma indústria turística necessitada de ser ainda mais fortalecida, com um setor educacional cada vez mais competente e amplo, geograficamente, por conta das políticas do partido no âmbito do país e do estado, é digno de ter uma atenção maior do PT e de seus militantes, que não podem continuar evitando o poder local de forma completamente inadequada para um partido de tanta importância histórica.
O PT precisa chegar ao governo de Valença para mudar a incapacidade de tantos governos anteriores que não conseguiram fazer com que toda a potencialidade de Valença fosse concretizada. Fugir dessa responsabilidade, já, é um risco tão grande que pode transformar a legenda no município em permanente linha auxiliar de outras siglas, ele, o PT, sem desejo próprio e nem engenho particular aos olhos dos eleitores municipais. E, para chegar a ser governo, para divulgar suas próprias vontades, a serem julgadas pelo povo de Valença, tem que ter candidatura própria em 2012. Fugir dessa responsabilidade, agora, é um ato de acanhamento absolutamente impróprio para o PT. (Site Josias Gomes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário