quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Banco do Brasil procura jovem negro para estrelar publicidade

S. Paulo - O Banco do Brasil procura um jovem negro entre 18 , 19 e 20 anos, com conta corrente na instituição para ser protagonista na campanha publicitária do BB Jovem, que terá peças veiculadas na TV, cartazes e outdoors. A campanha está sendo produzida pela Produtora Sagaz Filmes, com sede em S. Paulo, e o cachê previsto é de R$ 6 mil.

Segundo a produtora Andrea Musatti, os interessados devem encaminhar uma foto para o endereço eletrônico andreamusatti@me.com, manifestando interesse em participar da campanha. Musatti disse que ainda não sabe quando a peça irá para o ar.

O interesse do Banco do Banco do Brasil em produzir peças publicitárias com personagens negras, acontece, depois de outro banco estatal - a Caixa Econômica Federal - ter protogonizado o vexame de, em peça publicitária para comemorar 150 anos da instituição, apresentar o escritor Machado de Assis representado por um ator branco.

O caso Machado

Como se sabe, Machado o mais importante escritor brasileiro e fundador da Academia Brasileira de Letras, era afro descendente, filho de um operário pintor de paredes mestiço de negro e português, (Francisco José de Assis), e de uma lavadeira (Maria Leopoldina da Câmara Machado), da Ilha de Açores, Portugal.

Por conta de protestos generalizados nas redes sociais, a Caixa voltou atrás e, por meio do seu presidente Jorge Hereda, divulgou Nota em que pediu desculpas a toda a população e, em especial, "aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”.

Desde segunda-feira, 10/10, a Caixa começou a veicular nova versão da peça publicitária, desta vez com um ator negro interpretando Machado de Assis. (AFROPRESS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário