quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Feira de Santana recebe moradias e projeto de atendimento socioeducativo

O governador Jaques Wagner inaugurou na segunda-feira (10/10), em Feira de Santana, a nova Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), destinada ao atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação e em regime de internação provisória. O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) participou da solenidade de entrega da unidade projetada para atender até 54 adolescentes. No mesmo dia, Wagner entregou no município mais 720 moradias construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O Residencial Vida Nova Aviário I fica na Rua Olney São Paulo e contou com investimento total de R$ 29,63 milhões.
A nova Case leva o nome de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, uma referência no país. Localizada no bairro Sim, a unidade é uma das primeiras no país com espaço para acolher familiares em situação de pernoite e espaço para visita íntima dos adolescentes que comprovem união estável, um direito garantido por lei. As instalações possibilitam a execução de medidas de internação em ambientes que permitam o melhor desenvolvimento das atividades socioeducativas. A iniciativa segue os parâmetros de infraestrutura e atendimento estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
A unidade possui ainda ginásio poliesportivo, quadras de areia e campo gramado, pista de atletismo, escola, oficinas de arte-educação, centro de inclusão digital, espaço ecumênico, academia, salão de jogos, horta agrícola, posto de saúde e outros espaços, possibilitando a garantia dos direitos humanos aos adolescentes privados de liberdade.
Foram investidos R$ 11,34 milhões na unidade, recursos dos governos federal e estadual. A equipe de profissionais responsável pelo atendimento é composta por professores, pedagogos, assistentes sociais, médico, enfermeiro, odontólogo, psiquiatra, psicólogo, terapeutas ocupacionais, educadores de medida, instrutores de ofícios e socioeducadores.
Com a inauguração da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Zilda Arns, a unidade Juiz Melo Matos (Case Feira), também em Feira de Santana, será transformada em unidade feminina e em Centro Integrado de Atendimento, reunindo Vara da Infância e Juventude, Ministério Público e Defensoria Pública. A mudança garante outra normativa do Sinase, que prevê unidade diferenciada para adolescentes do sexo feminino, atualmente acolhidas na Case Salvador.
Minha Casa, Minha Vida -  Na primeira etapa do programa habitacional, foram contratadas na Bahia 101.377 unidades habitacionais para municípios acima de 50 mil habitantes e regiões metropolitanas, sendo 65.117 na faixa de zero a três salários mínimos. A Bahia foi o primeiro estado a atingir, em oito meses de programa, a cota de 32 mil unidades destinada à faixa de renda de até três salários mínimos. Das 65.117 moradias para famílias com renda de zero a três salários mínimos, 12.307 já foram construídas e 52.810 estão em andamento.
Com informações da Agecom Bahia / Site Deputado Federal Sérgio Carneiro - PT/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário