terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pesquisa mostra que deu empate nas torcidas

Corinthians consegue se igualar ao Flamengo em número de torcedores, segundo pesquisa Ibope
Da redação

redacao@folhauniversal.com.br
Até então tida como a maior do Brasil, a torcida do Flamengo já não é mais líder isolada na preferência dos brasileiros, de acordo com nova pesquisa do Instituto Ibope Mídia, divulgada na terçafeira (4), que relacionou hábitos de consumo de quem acompanha o mundo esportivo com os meios de comunicação. Flamengo e Corinthians têm as maiores torcidas no País, cada um com 13% do total de fãs do futebol, segundo a pesquisa. O Ibope apontou as outras três maiores: São Paulo (8%),  Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%).

A pesquisa apontou ainda que os corintianos estão mais concentrados em São Paulo (84%). Já os flamenguistas estão espalhados pelo País. Para especialistas, essa distribuição se deve a uma questão histórica. “Os clubes cariocas são fortes no Norte e Nordeste porque o rádio e, posteriormente, a tevê privilegiaram a transmissão de jogos do Rio para essas regiões. O Corinthians se beneficia do fato de São Paulo ser bem mais populoso e que seu maior concorrente histórico no estado, o Palmeiras, vive uma entressafra de conquistas e ídolos”, diz Adalberto Leister Filho, editor de Esporte da “TV Record”.

Para Erich Beting, consultor de marketing esportivo, o crescimento do número de corintianos também se deve ao “efeito Ronaldo”. “Por conta da presença do Ronaldo e da exposição do time na mídia, mesmo os que não têm uma relação profunda com um clube são atingidos. Isso atrai novos torcedores”, afirma. (Folha Universal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário