Construído no século XIX e considerado uma das únicas instituições públicas do município para atender pessoas da melhor idade em situação de vulnerabilidade pessoal ou social, atualmente o abrigo Dom Pedro II enfrenta sérios problemas estruturais em virtude do desgaste provocado pelo tempo e pela falta de manutenção.
Acompanhado pelo secretário Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência, Ocimar Torres, e pela gerente do abrigo, Nádia Carvalho Nery, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) visitou na última sexta-feira (16), as instalações do casarão e viu de perto o dia a dia dos 71 idosos que estão sob a responsabilidade da instituição, que tem capacidade para acolher 400 pessoas com mais de 60 anos.
Diante das inúmeras dificuldades que vão desde problemas estruturais até a falta de produtos alimentícios, o deputado ressaltou, durante a visita, a importância do papel do gestor e dos demais funcionários do abrigo. “Apesar da imensidão das deficiências pude observar o esmero, a preocupação e o cuidado com que o secretário Ocimar Torres vem tratando a questão. É notório que todos os funcionários cumprem com zelo e amor sua função, o que atenua as dificuldades enfrentadas”, salientou o parlamentar.
Ainda de acordo com o deputado, a indicação protocolada no Legislativo baiano para que o Governo do Estado proceda à reforma e revitalização do Abrigo Dom Pedro II reforça o pleito já realizado pelo secretário Ocimar Torres. “A ideia é auxiliar o Governo do Estado quanto ao acompanhamento de obras importantes, reforçando as ações realizadas pela SESP em prol de melhorias do abrigo”, disse o parlamentar.
Ainda este ano, o parlamentar encaminhou para o Parlamento baiano uma indicação, solicitando ao Estado a criação de abrigos especializados para o acolhimento de idosos vítimas da violência familiar.
(ASCOM Mandato Deputado Estadual Sildevan Nóbrega - PRB/BA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário